Geral

Prefeitura promove edição especial do Praia Acessível

24/08/2019
Prefeitura promove edição especial do Praia Acessível

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel), promoveu neste sábado (24), na Pajuçara, uma edição especial do Praia Acessível, em alusão à Semana da Pessoa com Deficiência. O projeto, que acontece na Praça Gerônimo Silva uma vez por mês, tem como objetivo proporcionar, na orla, um dia de lazer e paradesporto para pessoas com deficiência.

Durante a manhã, os participantes aproveitaram uma programação esportiva, recreativa e cultural, com destaque para o banho de mar assistido. Disponibilizado com o suporte de cadeiras anfíbias, o momento é um dos mais esperados da programação, quando os participantes com deficiência física têm a oportunidade de desfrutar do banho no mar de Pajuçara, acompanhados por estagiários da Uninassau, um dos parceiros do projeto.

“Eu me sinto livre, é como se todas as sensações boas que existem no mundo ficassem comigo durante o banho de mar”, confessou o cadeirante Fernando Silva, um dos moradores da Residência Inclusiva Ouro Preto, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e coordenada pela Associação Pestalozzi de Maceió.

Fernando Silva durante banho de mar assistido, no Praia Acessível (Foto: Bárbara Pacheco)

De acordo com o titular da Semtel, Jair Galvão, o projeto mostra vitalidade desde 2015, quando teve início, ao promover inclusão por meio do esporte e turismo acessível na capital alagoana.

Jair Galvão – Secretário de Turismo Esporte e Lazer
Foto:Marco Antonio/SECOM Maceió

“Essa ação da Prefeitura de Maceió é muito importante por fomentar a prática esportiva junto às pessoas com deficiência, além de promover a socialização desse público. É um convite para todos que queiram praticar o esporte acessível e desfrutar do banho de mar assistido com as cadeiras anfíbias, um grande diferencial também para o turismo local, já que são disponibilizadas para os visitantes via solicitação à Semtel”, destacou.

Diogo Rebêlo – Secretário Adjunto de Esporte
Foto:Marco Antonio/SECOM Maceió

Segundo o secretário-adjunto do Esporte, Diogo Rebelo, é um prazer para a Semtel realizar mais uma edição do Praia Acessível. “Essa tem um olhar  especial, por estar sendo realizada durante a Semana da Pessoa com Deficiência. É gratificante vê-los inseridos na sociedade, praticando esporte e podendo desfrutar da bela praia de Pajuçara”.

Para a coordenadora da Residência Inclusiva da Pestalozzi – Ouro Preto, Neusa Scortegagna Almeida, o projeto é um forte agregador social. “Nossa instituição participa desde a primeira edição do projeto, em 2015. Um suporte para nossa instituição, proporcionando momentos de lazer, principalmente aos cadeirantes que não podem entrar no mar sem a cadeira anfíbia, temos tido ótimos resultados no desenvolvimento dos assistidos”, comemorou.

Praia Acessível Foto:Marco Antonio/SECOM Maceió

A edição contou com aulas de alongamento, relaxamento, dança e esportes como bocha, basquete, vôlei e futebol, além de brincadeiras recreativas adaptadas, corrida acessível e uma caminhada, encerrando com apresentações folclóricas realizadas por grupos de pessoas com deficiência, atendidas por entidades parceiras do Praia acessível, em alusão ao Mês da Cultura Popular.

Segundo o músico cadeirante, Eduardo Aprígio, o projeto mostra a importância da inclusão social e da acessibilidade também na orla marítima. “Temos interação com pessoas através da música, da cultura alagoana e principalmente é a oportunidade de mostrar que somos capazes de estar inserido na sociedade”, afirmou.

O Praia Acessível conta com a parceria da Faculdade UniNassau, Illa Sorvetes e Laboratórios Nabuco Lopes, além do apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Lazer acessível e inclusão social

Em atividade desde 2015, o Projeto Praia Acessível é uma ação de desporto adaptada voltado ao lazer de pessoas com deficiência. A programação inclui uma série de atividades, levando momentos de descontração e diversão aos participantes.

Praia Acessível Foto:Marco Antonio/SECOM Maceió

Além da ação mensal, a Semtel busca ampliar a prática do lazer acessível por meio do empréstimo das cadeiras anfíbias a partir da solicitação e agendamento. A intenção é oferecer uma opção segura das pessoas com deficiência desfrutarem de um passeio acessível disponível para turistas e maceioenses, que podem permanecer por até uma semana com uma das cadeiras.