Geral

Prefeitura participa de debate em Foro de Prefeitos Fonplata

09/08/2019
Prefeitura participa de debate em Foro de Prefeitos Fonplata

O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Jair Galvão, representou a Prefeitura de Maceió no I Foro de Prefeitos Fonplata: projetando Municípios Sustentáveis, realizado nesta quinta-feira (08) na cidade do Rio de Janeiro. Na ocasião, o gestor da Semtel foi convidado a apresentar o projeto Maceió Inclusiva Através da Economia Circular, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (Iabs).

Secretário Jair Galvão representou a Prefeitura de Maceió no encontro. (Foto: Ascom Semtel)

O titular da Semtel foi um dos debatedores da Assembléia 2019 Fonplata e participou de espaço de discussão que teve como tema central o Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade. Galvão compôs a mesa para debater o Turismo como indutor de desenvolvimento econômico e integração regional: como projetar infraestrutura para este fim. Ele falou da experiência da Prefeitura de Maceió em gestão de espaços públicos e turismo por meio de um projeto que mostra como a economia circular contempla um modelo inovador de desenvolvimento econômico.

O gestor, que participou do evento representando o prefeito Rui Palmeira, apresentou o Maceió Inclusiva Através da Economia Circular a partir de um conceito moderno e que pode se replicado em outras cidades do Brasil e do mundo. “Poder compartilhar nossa experiência em Maceió com um projeto como o Maceió Inclusiva é uma oportunidade de conhecer também projetos de outras prefeituras e localidades que possam ser aplicados na capital alagoana. O Maceió Inclusiva conta com diversos parceiros e tem como beneficiários centrais as comunidades pesqueiras tradicionais da cadeia produtiva do sururu na região da Lagoa Mundaú e da pesca no Centro Pesqueiro de Jaraguá”, afirmou.

O encontro, que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), teve como foco pesquisas realizadas no campo acadêmico, sobre temas de Desenvolvimentos Territorial, Tecnologias Sustentáveis, Energia Limpa, Governança e construção de redes, e contou com a participação de chefes do executivo de mais de 50 municípios, diversos representantes de Estados, do Governo Federal e convidados especiais.

Secretário Jair Galvão e representantes do Iabs durante evento no Rio de Janeiro. (Foto: Ascom Semtel)

Projetando Municípios Sustentáveis

O Fonplata é um banco de desenvolvimento multilateral composto pelo Brasil, Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, que financia projetos de pequeno e médio porte em áreas urbanas vulneráveis, zonas rurais e regiões fronteiriças com o intuito de impulsionar a integração entre países ou entre regiões dentro de um mesmo país.

O evento tem como objetivo apontar novas formas de desenvolvimento, com alto impacto na integração municipal, local e regional e compartilhar práticas e principais tendências de desenvolvimento urbano e territorial sustentável com foco nos principais na atuação dos municípios frente a temas que vão desde infraestrutura, mobilidade urbana, economia circular, energia renovável turismo sustentável e governança.