Geral

Prefeito lança programa para executar obras em 400 ruas

19/08/2019
Prefeito lança programa para executar obras em 400 ruas

Rui Palmeira analisa o projeto de pavimentação da Avenida José Moura Rocha. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Mais de 400 ruas da capital alagoana receberão obras de infraestrutura. As ações fazem parte do Programa Nova Maceió, lançado pelo prefeito Rui Palmeira na manhã desta segunda-feira (19). Na ocasião, foi assinada a primeira ordem de serviço do programa, que vai contemplar a Avenida José Moura Rocha, principal via de acesso ao Conjunto Maceió I, no Cidade Universitária.

Pavimentação da Avenida José Moura Rocha. (Foto: Pei Fon / Secom Maceió)

O Nova Maceió levará mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e mais de 100 mil metros de rede coletora de esgoto. Serão investidos cerca de R$ 420 milhões. Os recursos são provenientes do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf e Governo Federal , além de recursos próprios da Prefeitura de Maceió.

Assinatura de ordem de serviço para pavimentação da Avenida José Moura Rocha. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, a previsão é de que a cada 15 dias se inicie uma nova obra de infraestrutura em Maceió. “Estamos iniciando o Programa Nova Maceió, que a gente começou a trabalhar em 2014. É algo que, realmente, deu muito trabalho e a gente fica feliz de ver a primeira obra sendo colocada na rua. O programa vai beneficiar milhares de famílias que moram na parte alta da cidade. Vamos chegar com pavimentação, esgotamento sanitário em toda essa região da Cidade Universitária, em especial, Jardim Saúde, Campos dos Palmares, Denisson Menezes e Gama Lins. Toda essa região será beneficiada com essas obras de infraestrutura”, afirmou o prefeito.

Marcelo Palmeira – Vice Prefeito e Secretário de Assistência Social. (Foto: Pei Fon/ Secom) Maceió

O vice-prefeito, Marcelo Palmeira, reforçou que o programa terá um papel importante no desenvolvimento da cidade. “Esse é um momento de satisfação para a gestão que consegue colocar esse projeto em prática. O inverno atrapalhou um pouco o início das obras, mas a quadra chuvosa já está na fase final e as obras serão iniciadas. Só aqui, no acesso ao Maceió I, serão 1100 metros de via. Diversas outras ruas serão pavimentadas na parte alta, Litoral Norte e parte baixa”, disse.

Rui Palmeira e mac Lira ouvem as pautas da população. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Para o secretário municipal de Infraestrutura, Mac Lira, é especial o início do programa ser no Conjunto Maceió I. “Iniciamos o programa aqui na Avenida José Moura Rocha e seguiremos com diversas obras durante os próximos meses. Essa avenida foi projetada ainda durante a construção do Residencial Maceió I, mas não havia recurso disponível à época. E hoje, como forma de sanar essa dívida, trazemos para cerca de 20 mil pessoas que aqui habitam não só este acesso importantíssimo – dotado de drenagem profunda, esgotamento e pavimentação – mas garantimos a capacidade de locomoção de toda a região”, pontuou.

Lançamento do Programa Nova Maceió e assinatura de ordem de serviço para pavimentação da Avenida José Moura Rocha. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Alfredo dos Santos é morador do Loteamento São Caetano há 21 anos e falou sobre a expectativa para as obras. “Nós dependemos das ruas pavimentadas para que as ambulâncias consigam passar por aqui, os táxis e todo aparato para atender ao cidadão. Estamos satisfeitos com a obra chegando aqui. É o início e confiamos que muito mais virá”, comentou.

Prefeito Rui Palmeira conversa com lideranças do Jardim Saúde. (Foto: Pei Fon/ Secom Maceió)

Adriana Correia, líder comunitária do Jardim Saúde, comemorou a assinatura da ordem de serviço. “Não tenho nem palavras para dizer o quanto vai melhorar. Existem moradores que esperam há mais de 35 anos por esse sonho. Já estamos comemorando porque o pontapé foi dado”, disse.

Marinaldo da Silva é soldador e mora na rua 1º de Maio há 17 anos. Para ele, as obras vão valorizar o bairro. “São quase 20 anos que vejo essa situação difícil e fico alegre só em saber que minha rua vai deixar de ser de barro. É uma solução boa e é tudo o que nós queremos, porque não vai ter lama, nem poeira, mas só alegria. Minha casa vai valer muito mais do que vale hoje, porque a região vai ficar valorizada”, complementou.