Geral

Nutricionista do HGE orienta como diminuir ingestão de agrotóxicos em alimentos

28/08/2019
Nutricionista do HGE orienta como diminuir ingestão de agrotóxicos em alimentos

Nutricionista Ivete Oliveira diz que ingestão de agrotóxico causa cânceres_ FOTO_Neide Brandão 5

O consumo de frutas, verduras e legumes com excesso de pesticidas pode representar diversos riscos à saúde, muitos ainda de dimensões desconhecidas. Os alimentos conhecidos como orgânicos são vantajosos por conterem menos resíduos químicos e estarem menos expostos a bactérias resistentes a antibióticos, entretanto, em decorrência do valor mais elevado não são opção viável para todos.

O que talvez não seja de conhecimento de todos é que, atitudes simples, podem ajudar a reduzir o excesso dessas substâncias químicas nos alimentos. A nutricionista Ivete Oliveira sugere, por exemplo, o uso do bicarbonato de sódio na lavagem dos alimentos no lugar do hipoclorito de sódio.

Segundo ela, o bicarbonato é mais eficaz no caso dos agrotóxicos. “O hipoclorito auxilia na limpeza contra germes, o bicarbonato tem uma eficácia maior para questões mais pesadas, como os pesticidas”, alertou Ivete Oliveira.

A especialista recomenda lavar os alimentos crus em água corrente, com uma escova só para este fim, diminuindo o excesso de resíduos na superfície. No caso de alimentos que são cozinhados, como feijões, arroz, soja, entre outros, o cozimento já minimiza grande parte dos riscos.

“É muito importante saber a procedência dos alimentos e, principalmente, fazer a higienização correta dos mesmos. Para as pessoas com melhores condições financeiras, os orgânicos ainda são a melhor opção. Escolher alimentos da região é fundamental porque, quanto mais distante for este alimento, mais concentração de substâncias agrotóxicas ele terá”, salientou.

Higienização adequada – Para a limpeza, a nutricionista orientou o vinagre ou o bicarbonato de sódio. A preparação da solução com vinagre seria um litro de água para quatro colheres de sopa, com um tempo estimado de 20 a 30 minutos de molho. “Depois de deixar o alimento de molho, deve-se escorrer e lavar em água corrente, secando e guardando em recipientes fechados ou sacos plásticos transparentes e adequados para guardar alimentos, sempre retirando o ar”, ensinou Ivete Oliveira.

No caso de bicarbonato de sódio, ainda de acordo com a nutricionista do HGE, seria um litro de água para uma colher de sopa da substância, diluindo e seguindo o mesmo processo, enxugando e guardando, conforme citado.

A nutricionista orientou a compra de pequenas quantidades para facilitar a higienização e nunca utilizar detergentes ou esponjas na limpeza dos alimentos crus, porque a fricção pode empurrar os agrotóxicos para dentro de frutas, vegetais ou leguminosas.

“No que se refere às cascas, se o consumo não for necessário, é bom evitar. Essa parte é a que mais recebe e concentra os agrotóxicos. Com relação aos maços de verduras, as folhas externas devem ser retiradas, pois também concentram maior quantidade. Também é relevante observar os locais, fora de casa, que se come este tipo de alimento”, recomendou Ivete Oliveira.

A nutricionista do HGE destacou que a política de agrotóxicos no Brasil é muito complexa, uma vez que a relação de agrotóxicos liberados aumentou nos últimos meses. “É preciso frisar, que não é possível eliminá-los completamente, pois, segundo a Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária], alguns produtos têm a capacidade de penetrar no interior de folhas e polpas. Muitas substâncias proibidas fora do país aqui são permitidas e usadas em excesso. Os pesticidas geram problemas sérios, incluindo cânceres. É fundamental estar atento na higienização, redobrar o cuidado na compra e prestar bastante atenção no consumo dos produtos crus que são ingeridos no dia a dia”, recomendou.