Geral

Maceió vai sediar o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação em 2020

19/08/2019
Maceió vai sediar o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação em 2020

Tutmés Airan conversou com magistrados sobre o Fonamec, que será realizado pela primeira vez em Maceió. (Foto: Caio Loureiro)

A cidade de Maceió sediará, pela primeira vez, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação (Fonamec). O evento está previsto para março de 2020.

Na avaliação do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tutmés Airan, o fórum vai coroar o trabalho de mediação e conciliação que vem sendo feito pelo Judiciário estadual. “Essa é a nossa política central. Nós começamos o ano com um centro de conciliação e devemos terminar o ano que vem com 30. O avanço é enorme”, afirmou o desembargador, que debateu sobre o evento com juízes, nesta sexta-feira (16).

O Fonamec tem como objetivo promover discussões para aperfeiçoar os métodos consensuais de solução de conflitos. As datas, o local e a programação do evento ainda serão definidos.

“Esses métodos são importantes porque evitam que o processo se eternize. O processo pelas vias normais, considerando inclusive a cadeia recursal, dura em média dez anos, então, na via da conciliação e da mediação, você resolve o conflito em seis meses. Isso diminui custo financeiro, custo com pessoal, aumenta o nível de satisfação das pessoas e, em consequência, a legitimidade do Poder Judiciário ao olhar da população”, destacou Tutmés Airan.