Alagoas

Legado de Silvio Vianna segue vivo na máquina pública alagoana

30/08/2019
Legado de Silvio Vianna segue vivo na máquina pública alagoana

Motivação para seguir e maior responsabilidade. Essas são algumas das palavras que mais ecoam quando os servidores públicos de destaque do Estado começam a se questionar sobre as coisas que ficam da Medalha Silvio Vianna. A honraria é entregue anualmente pelo Estado de Alagoas, acontece em apenas uma noite e passa a acompanhá-los diariamente em seus ofícios.

Tem sido assim há sete anos com Maria Inês Silva. Natural de Viçosa, a servidora, que atua como presidenta na Quarta Câmara da Comissão Permanente de Processo Administrativo Disciplinar (CPAD), vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), vem desenvolvendo seu trabalho com ainda mais empenho desde o ano de 2012, quando foi uma das dez pessoas escolhidas por uma comissão para receber a maior honraria dada ao funcionalismo.

“A Medalha Silvio Vianna me deu mais gás para fazer um trabalho diferenciado. Ela não é um prêmio qualquer, é um prêmio pautado na sua vida profissional, pessoal. Você começa a ser vista com muito mais respeito, com mais admiração. Muita gente passa a te conhecer melhor, desperta a curiosidade, abre possibilidades. É um referencial”, afirma Inês.

A servidora, que entrou na secretaria pela primeira vez, em 1982, como telefonista, tem hoje quase 40 anos de serviços prestados à sociedade. Segundo ela, com o passar dos anos e, principalmente, com o reconhecimento recebido, o amor pelo trabalho aumentou de tamanho e peso. A responsabilidade do ofício e a certeza de sua importância dentro da engrenagem do governo, também.

“Receber a medalha foi emocionante, gratificante. Acredito que seja assim para qualquer servidor. É um reconhecimento do Estado para conosco. Para mim, foi tão importante, tão importante. Ficou no mesmo patamar da emoção que tive quando meus filhos nasceram. A partir daquele momento, tudo mudou. Eu me senti com uma responsabilidade maior porque, afinal, eu fui agraciada com uma medalha de um servidor público alagoano que acreditava naquilo em que eu acredito: que é lutar por um estado melhor, mais digno”,  conta a servidora.

O legado de Silvio em sala de aula

Lá no município de Cacimbinhas, os estudantes da Escola Estadual Muniz Falcão contam com um exemplo parecido. Apesar de só estar há sete anos no serviço público, o professor Jenivaldo Lisboa de Araújo, da Secretaria de Estado da Educação, já carrega consigo uma trajetória de dedicação e orgulho pelo ato de ensinar.

“Por meio da química, do conhecimento, desenvolvo um trabalho de aproximação entre os jovens e a pesquisa científica. Acredito que a sociedade precisa apenas de pessoas que saibam como construí-la e que se dediquem a fazer aquilo o que desejam. Se você quer que a sociedade evolua, você tem que buscar evoluir e levar aqueles que estão junto contigo. Meu ato como professor é nesse sentido, de conduzir meus alunos por um caminho em que também eles possam ajudar a construir uma sociedade mais justa e igualitária”, explica Jenivaldo.

Vencedor da Medalha Silvio Vianna em 2016, o servidor vem trabalhando para que o legado da honraria reverbere dia a dia, em sala de aula. Desde então, o professor se encarrega, com ainda mais empenho, da missão de levar seus alunos a alçarem vôos cada vez mais altos. Já depois de receber a comenda, entre outras coisas, ele foi vencedor regional, junto com sua turma, do prêmio da Samsung, “Respostas para o Amanhã”, e ganhou prêmio de Professor Destaque durante a 1ª Experiment-AL, a Feira de Ciências da Educação Básica, promovida pelo Governo do Estado.

“Assim que eu recebi a Medalha Silvio Vianna, me senti mais motivado. Querendo ou não, você se torna uma referência. Ela é fruto da minha visão de que a educação é uma chave para que as pessoas tenham acesso a uma gama de possibilidades no futuro. Representa que eu estou trilhando o caminho certo, buscando o que a sociedade deseja e espera de mim”, afirma ele.

Sensação de dever cumprido

No mesmo dia em que a Medalha cruzou o caminho do professor da nossa história, Adailson de Sá Gomes passou a partilhar, também, da experiência de receber a homenagem. Responsável por todos os processos de transparência e governança do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), ele é dono de um dos nomes que saltam à boca dos colegas de trabalho quando o assunto é dedicação pelo que se faz.

“Passa um filme na hora em que você recebe a Medalha. Desde os ensinamentos de idade tenra, da sua formação acadêmica, do apoio de familiares e amigos, dos colegas de trabalho. Lembro de sentir muita satisfação. Uma sensação de dever cumprido”, relembra o servidor.

Com 17 anos trilhados em função do serviço público alagoano, ele conta que o reconhecimento deu ainda mais sentido ao dia a dia de trabalho, tanto que Adailson vem sendo peça indispensável em projetos que são essenciais para a garantia dos serviços prestados com qualidade pelo Detran à sociedade.

“Acho que essa honraria nos incentiva a pensar que os esforços disponibilizados para o desenvolvimento de projetos que visem à melhoria do serviço público não são em vão. É muito reconfortante saber que agir com ética, eficiência e proatividade vale sempre a pena”, pontua o servidor.

A Medalha Silvio Vianna

Instituída pelo Decreto nº 3.986 de 2008, a Medalha configura um instrumento de reconhecimento e valorização dos servidores do Estado e relembra, anualmente, a trajetória de coragem, dedicação e eficiência do tributarista Silvio Carlos Luna Vianna.

“Silvio Vianna foi um gigante e sua atuação reverbera até hoje na estrutura da máquina pública estadual. A Medalha é uma forma de lembrarmos, sempre, do seu legado e estimularmos que seus princípios sigam fortalecidos dentro de cada servidor. É o momento de agradecer aos que dão o melhor de si diariamente e que contribuem, com empenho e carinho, para o desenvolvimento de Alagoas”, afirma o secretário titular do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos.

Realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Seplag, o evento, que neste ano acontecerá em 17 de outubro, aceita inscrições até 13 de setembro. Para saber mais informações sobre a Medalha Silvio Vianna e fazer o download do formulário de indicação, basta clicar aqui.