Alagoas

Jornalista Ênio Lins é agraciado com a Comenda Audálio Dantas

06/08/2019
Jornalista Ênio Lins é agraciado com a Comenda Audálio Dantas

Em sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira, 5, a Assembleia Legislativa conferiu a comenda Jornalista Audálio Dantas ao secretário de Comunicação e jornalista Ênio Lins. A homenagem foi de iniciativa do deputado Davi Davino Filho (MDB), criador da comenda que tem por finalidade homenagear as personalidades que se destacam nos diversos segmentos da comunicação alagoana.

O evento contou com a presença do governador Renan Filho, dos deputados Davi Maia (DEM), Marcelo Beltrão (MDB) e Sílvio Camelo (PV), das deputadas Flávia Cavalcante (PRTB), ngela Garrote (PP), Jó Pereira (MDB) e Cibele Moura (PSDB), da vereadora por Maceió Ana Hora, do presidente do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Izaías Barbosa, da jornalista Nide Lins (irmã do homenageado), além de diversas autoridades do meio político e da comunicação do Estado.

Criada em 2018 pelo deputado Davi Davino Filho, essa a primeira vez que a comenda Audálio Dantas, é outorgada a uma personalidade pelo Parlamento alagoano. De acordo com o propositor da sessão, a escolha de Ênio Lins como primeiro homenageado não foi difícil, tendo em vista que sua atuação como jornalista converge com a de Audálio Dantas, especialmente no que diz respeito a sua participação ativa nos movimentos sociais. “O Ênio é uma referência muito grande aqui para Alagoas. Através das suas charges ele conseguiu encantar e conquistar vários leitores e seguidores”, observou Davi Davino. “É muito gratificante esse momento em que podemos conseguir homenagear tanto o Ênio quanto o Audálio que são figuras importantíssimas para a comunicação do nosso Estado e pro Brasil”, completou.

O secretário Ênio Lins falou da satisfação e da honra em ser o primeiro a ser homenageado com a comenda Audálio Dantas. “Um dos nomes mais importantes da história contemporânea brasileira, como exemplo de cidadania e não apenas como jornalista”, ressaltou Lins, agradecendo à Assembleia Legislativa, em nome do deputado Davi Davino, pela deferência. Ao longo de seus 40 anos dedicados ao jornalismo alagoano, Ênio Lins disse que ainda se considera um aprendiz. “Cada momento é um momento de aprendizagem, então eu me considero um estagiário. E agora tenho que prestar muita atenção para aprender sobre o mundo digital”, disse em tom de brincadeira, e em seguida agradeceu ao governador Renan Filho por ter prestigiado o evento.

Renan Filho destacou a importância do nome de Audálio Dantas para a sociedade brasileira e referendou a escolha de Ênio Lins para receber a comenda. “O Ênio certamente merece muito mais essa comenda muito mais pelo trabalho realizado ao longo da sua vida do que por estar à frente da Secretaria de Comunicação nesse momento”, observou Filho, destacando a competência do homenageado que ao expressar, por meio de charges, o seu sentimento exige uma capacidade muito grande. “O Ênio é uma grande referência e estou aqui para expressar as minhas palavras pessoais e como governador também numa homenagem muito justa”.

Quebrando o protocolo, o deputado Davi Maia disse estar muito feliz em participar de tão concorrida homenagem, especialmente por se tratar de dois ícones da comunicação alagoana: Audálio Dantas e Ênio Lins. “Parabenizo o deputado Davi Davino pela criação da comenda Jornalista Audálio Dantas para homenagear esse alagoano de Tanque D’Arca, que começou sua carreira em 1954, passando por grandes veículos de comunicação como a Folha de São Paulo”, disse. “E primeiro nome a ganhar essa comenda não poderia ser outro: Ênio Lins. Jornalista e secretário de Comunicação. São mais de 40 anos na área da comunicação, sendo jornalista, chargista e cartunista”, completou o parlamentar revelando sua admiração pelo homenageado.
Vídeos

Durante a sessão solene, foram apresentados dois vídeos. O primeiro contando um pouco da trajetória do jornalista Audálio Dantas. O segundo com depoimentos de vários amigos e parentes de Ênio Lins.