Geral

Investimentos na economia crescem 0,7% em junho ante maio, diz Ipea

06/08/2019

Os investimentos no País cresceram em junho, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF), medida dos investimentos na economia, aumentou 0,7% em relação a maio, na série com ajuste sazonal.

No segundo trimestre, houve avanço de 2,3% na comparação com o primeiro trimestre do ano. No confronto com junho de 2018, a FBCF teve uma expansão de 3,2%. No segundo trimestre em relação ao mesmo trimestre do ano passado, o investimento aumentou 5,3%.

O resultado acumulado em 12 meses pelo Indicador Ipea de FBCF foi de um crescimento de 4,3%.

Na passagem de maio para junho, o componente da FBCF classificado como consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came, que corresponde à produção doméstica, subtraídas as exportações e acrescidas as importações) aumentou 0,5%.

A produção nacional de máquinas e equipamentos caiu 0,8% no mês, mas a importação cresceu 1,2%. Os investimentos em máquinas e equipamentos encerraram o segundo trimestre com crescimento de 5,9% em relação ao primeiro trimestre do ano.

Já o componente da construção civil avançou 0,8% em junho ante maio. No segundo trimestre, houve elevação de 0,6% ante o primeiro trimestre do ano.

O componente da FBCF classificado como outros ativos fixos encolheu 0,3% na passagem de maio para junho, encerrando o segundo trimestre com alta de 2,6% ante o primeiro trimestre.

Na comparação com junho do ano anterior, houve crescimento em todos os componentes do indicador em junho deste ano: máquinas e equipamentos tiveram aumento de 3%; a construção civil subiu 2,3%; e os outros ativos subiram 6,3%.

Autor: Daniela Amorim
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.