Geral

Hong Kong cancela voos em meio a protestos; China fala em “sinais de terrorismo”

12/08/2019

A autoridade aeroportuária de Hong Kong cancelou mais de 100 voos nesta segunda-feira, à medida que milhares de manifestantes se aglomeraram no aeroporto da cidade semiautônoma para protestar contra a forma como a polícia vem lidando com a onda de atos populares dos últimos meses.

Após protagonizarem o confronto mais violento com a polícia pelo 10º fim de semana consecutivo, manifestantes tomaram os terminais de embarque e desembarque do aeroporto local, expandindo um protesto menor que vinha ocorrendo desde sexta-feira (09).

O aeroporto de Hong Kong é um dos mais movimentados do mundo. No ano passado, foram mais de 400 mil voos que transportaram 75 milhões de passageiros e 5 milhões de toneladas de carga.

Terrorismo

Autoridades da China condenaram hoje as manifestações do fim de semana em Hong Kong e as descreveu como atos “insanos” que marcaram os “sinais iniciais de terrorismo”, prometendo repreender seus responsáveis de forma implacável.

“Manifestantes radicais de Hong Kong têm usado de forma repetida armas extremamente perigosas para atacar policiais”, disse hoje um porta-voz do escritório do governo chinês para assuntos de Hong Kong e Macau, segundo a mídia estatal chinesa. “Os primeiros sinais de terrorismo estão começando a aparecer”, acrescentou. Fonte: Dow Jones Newswires.

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.