Geral

Ginga Capoeira: Cultura entrega instrumentos a escolas contempladas

16/08/2019
Ginga Capoeira: Cultura entrega instrumentos a escolas contempladas

Instrumentos musicais irão compor as oficinas de capoeira em escolas da Rede Municipal de Ensino. (Foto: Ascom FMAC)

As atividades do Ginga Capoeira, realizadas em oito escolas da Rede Municipal de Ensino, por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Maceió e o Governo Federal, já começaram. Desde o início deste mês, o projeto tem levado oficinas de capoeira, considerada uma das principais manifestações da cultura afro-brasileira, para cerca de 400 estudantes.

Nessa quinta-feira (15), servidores da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac) estiveram nas escolas municipais Cleto Marques Luz e Dom Antônio Brandão, localizadas na parte alta de Maceió, para a entregar às diretoras das instituições de ensino instrumentos musicais (atabaque, berimbau e pandeiro) que serão utilizados nas oficinas de capoeira.

Todas as escolas contempladas com o projeto irão receber instrumentos musicas e, também, kits de vestuário com camisa, calça e corda, itens fundamentais para a prática da capoeira.

Projeto terá duração de oito meses, beneficiando centenas de alunos da Rede Pública de Ensino. (Foto: Ascom FMAC)

As oficinas de capoeira acontecerão durante um período de oito meses e serão conduzidas por uma equipe composta por oito mestres e oito monitores, sob a coordenação pedagógica de Mestre Cláudio.

“As aulas estão acontecendo duas vezes por semana em cada escola para 48 alunos, atendendo 24 pela manhã e 24 no horário da tarde. As turmas são bem diversas e, inclusive, temos a participação de pessoas com deficiência”, explicou Mestre Cláudio.

O Ginga Capoeira foi viabilizado na capital alagoana por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Lessa. Ao todo, serão investidos R$ 170 mil em atividades relacionadas ao projeto, que é realizado a partir de uma parceria entre a FMAC e a Secretaria Municipal de Educação (Semed).