Alagoas

Cosems discute com bancada feminina da ALE ações voltadas ao combate ao câncer em AL

08/08/2019
Cosems discute com bancada feminina da ALE ações voltadas ao combate ao câncer em AL

A secretária executiva do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems) Sylvana Medeiros participou nessa quarta-feira (7) com a bancada feminina da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) de uma reunião sobre a elaboração do plano operativo para a execução da emenda parlamentar estadual de recursos de R$ 100 milhões por ano para a Oncologia. A discussão contou ainda com a participação das parlamentares Fátima Canuto, Flávia Cavalcante e Cibele Moura, representantes da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau), técnicos da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e do apoiador técnico do Cosems, Roberto Firpo.

Foram discutidas dentre as prioridades da Oncologia os eixos voltados à promoção e prevenção do câncer, exames diagnósticos, tratamento, cuidados paliativos e educação permanente para os profissionais. A reunião tratou ainda de propostas de custeio dos serviços oncológicos de Maceió e de Arapiraca, reforçando a necessidade de priorizar as ações que precisam ser realizadas de imediato, considerando o prazo da aplicabilidade da emenda que termina em dezembro.

Foram apresentadas dentre as estratégias para o avanço do setor a prioridade da atenção básica por meio da educação permanente dos profissionais, participação em teleconferências, programações voltadas ao diagnóstico precoce do câncer, facilitando os principais sinais e sintomas com ênfase nos tipos de câncer com maior incidência em Alagoas. Dentre eles estão o de mama e próstata, de acordo com o gráfico do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Durante a reunião foi ressaltada a importância da educação permanente se estender as 10 Regiões de Saúde do Estado, tendo um município de referência por cada região. A implantação de uma Central de Regulação que favoreça o monitoramento diário dos leitos oncológicos disponíveis para toda a rede do estado também foi pontuada como necessidade iminente da Rede de Oncologia.

As estratégias para as campanhas publicitárias nos meses de outubro e novembro, com foco nos cânceres de mama, útero, próstata e boca também foram pontuadas; além da mudança de hábitos que possam desencadear possíveis patologias malignas, a exemplo do tabagismo.

Durante a reunião também ficou acordado que o Hospital da Mulher será um serviço de referência diagnóstica em câncer de mama e colo do útero, com tratamentos voltados às lesões precursoras de colo do útero, a exemplo de cirurgia de alta frequência e detecção precoce do câncer de mama.

Ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e o Cosems vão elaborar propostas e apresentar em posterior reunião com a bancada feminina apontando ações imediatas para aplicabilidade dos recursos oriundos da emenda parlamentar voltada à Oncologia.