Geral

Confira a programação do 27º Festival de Bumba Meu Boi

30/08/2019
Confira a programação do 27º Festival de Bumba Meu Boi

A 26ª edição do Festival Bumba Meu Boi de Maceió. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

A arena está quase pronta para o início da 27ª edição do Festival de Bumba Meu Boi de Maceió, que acontece nesta sexta-feira (30) e no sábado (31), a partir das 18h, no estacionamento do Jaraguá. Neste ano, o evento contará com a participação de 20 grupos e cada apresentação terá duração máxima de 30 minutos.

O Festival de Bumba Meu Boi é uma realização da Prefeitura de Maceió, por meio da Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac), e da Liga de Bumba Meu Boi. Na sexta-feira (30), o evento contará com a participação dos grupos Imperador, Treme-Terra, Dragãozinho, Kimera, Anaconda e Pérola, do grupo de acesso, além do Cobra Negra, Tigre e Cão de Raça, do grupo especial.

No sábado (31), os grupos Força Bruta, Águia, Africano, Trovão, Águia de Ouro, Fênix, Diamante, Axé, Lacrau, Bumbá Alagoano e Vingador, da categoria especial, irão compor a programação do festival. De acordo com o diretor de Produção Cultural da Fundação, Keyler Simões, cerca de 20 mil pessoas devem prestigiar a edição deste ano do festival. “Todos os anos as arquibancadas ficam lotadas e não esperamos que seja diferente na edição de 2019. É importante mencionar que a estrutura da arena é, hoje, muito maior e mais adequada para receber o público, os jurados e os próprios grupos de Bumba Meu Boi, que promovem verdadeiros espetáculos”, disse.

O Festival de Bumba Meu Boi de Maceió é uma das ações do Projeto Ginga Maceió, que está viabilizando a realização de diversas iniciativas culturais em Maceió, a exemplo do Ginga Capoeira e dos eventos Xangô Rezado Alto, Saurê Palmares e Festa das Águas, por meio de uma emenda parlamentar do então deputado federal Ronaldo Lessa.

Além de fomentar os grupos participantes com ajudas de custo através de edital, o Município viabilizou a estrutura do festival.