Geral

Senai e Mineradora Vale Verde iniciam cursos profissionalizantes no Agreste

12/07/2019
Senai e Mineradora Vale Verde iniciam cursos profissionalizantes no Agreste
Trinta e seis cursos em 12 áreas e 555 vagas ofertadas. É isso o que o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/AL) está promovendo em Arapiraca e Craíbas, por meio de uma parceria com as prefeituras daqueles municípios e com a Mineradora Vale Verde. As aulas começaram na última quarta-feira, 10, em solenidade no teatro da Unidade Sesi/Senai de Arapiraca.
“É um projeto de sucesso para a sociedade como um todo. Acreditamos que o mercado receberá profissionais qualificados pelo Senai. O Senai está de portas abertas e vai ser uma grande satisfação receber outras empresas que tenham esse interesse em investir para a comunidade, para a população, nos cursos de qualificação”, disse a gerente da Unidade Sesi/Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros.
Os cursos profissionalizantes oferecidos pela Vale Verde são de pedreiro, servente, armador, carpinteiro, pintor, caldeireiro, encanador industrial, eletricista montador, mecânico montador, mecânico ajustador, montador de andaimes e soldador.
Por conta das possibilidades que vão se abrir para os alunos, o prefeito de Craíbas, Ediel
Leite, elogiou a disposição dos mais de 1300 inscritos para as 555 vagas. “Espero que essas pessoas agarrem com unhas e dentes essa oportunidade. Estamos num país de mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, então espero que valorizem o seu emprego, se dediquem, abracem essa causa e, com fé em Deus, eles vão ser vencedores. Já deram o pontapé inicial e tenho certeza que eles vão ter um grande sucesso junto com a empresa.”
Para o gerente-geral da MVV, Tony Lima, também é importante que a mão de obra da região seja qualificada para que possa ocupar as vagas de emprego disponíveis. “Temos o compromisso de priorizar a contratação de mão-de-obra local e queremos que nossas vagas sejam ocupadas por moradores do agreste alagoano, região onde estamos presentes. A participação no Programa de Qualificação não é garantia de emprego, mas, quem participar, com certeza, terá um diferencial competitivo no currículo em um processo seletivo. Hoje, dois em cada três contratados são da região”, destacou.
O Programa de Qualificação Profissional da Mineração Vale Verde é uma parceria da empresa com o Senai e as prefeituras de Arapiraca e Craíbas. Os alunos que forem aprovados, ao final do curso, receberão um certificado de formação reconhecido nacionalmente. A unidade integrada Sesi/Senai de Arapiraca está localizada na Rua Engenheiro Camilo Collier, nº 520, no bairro Primavera.