Geral

Secretaria capacita servidores para uso de novos equipamentos

31/07/2019
Secretaria capacita servidores para uso de novos equipamentos

ecnologia vai proporcionar uma comunicação mais ágil e prática. Fotos: Ascom Semscs

Os servidores da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) receberam um treinamento para uso dos novos comunicadores digitais, nessa terça-feira, 30. O objetivo do curso foi ensinar como operar os novos rádios e explicar a funcionalidade deles. Foram disponibilizados 270 radiocomunicadores para a corporação e, com o avanço desta tecnologia, a comunicação entre os agentes será bem mais ágil e prática.

O treinamento apresentou instruções básicas sobre o equipamento, além de conhecimentos sobre a codificação nacional e internacional, utilizada nas comunicações civis ou militares via telefone ou radiofonia com o objetivo de evitar que palavras sejam mal interpretadas. Também foram explicadas regras básicas da ética operacional na radiocomunicação, para que a mensagem possa ser passada de forma correta e sem distrações.

“O manuseio é simples, mas saber manusear o equipamento é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho. Por exemplo, quando o botão de emergência é acionado, essa comunicação é transmitida para todos os outros pontos e interrompe o que estava sendo transmitido porque tem prioridade”, destaca o guarda municipal e instrutor Fábio Cunha.

O coordenador geral de Tecnologia de Informação da Semscs, Luciano Alcântara, explica como os equipamentos serão usados. “Os rádios foram distribuídos para alcançar todos os setores. Os equipamentos serão instalados em 47 viaturas, três em pontos fixos e os demais são portáteis. Conseguiremos melhorar cada vez mais a comunicação antes, durante e após as ações”, disse.