Alagoas

Reunião Plenária marca posse de novo vice-presidente da Junta Comercial

10/07/2019
Reunião Plenária marca posse de novo vice-presidente da Junta Comercial

A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) sediou, nesta quarta-feira (10), a sétima Reunião Plenária do ano, composta pelo colégio de vogais do órgão alagoano de registro – entidade deliberativa superior. E, além das discussões sobre as ações promovidas no primeiro semestre, foi realizada a posse do novo vice-presidente da Juceal, o advogado Fábio de Lima.

Com realização mensal, a reunião também estabelece discussões sobre situações pertinentes ao registro de negócios. Na oportunidade, foram debatidas mais uma vez as medidas provisórias de nº 876 e nº 881, sendo destacada na última a busca pela automatização de determinados processos empresariais, o que levaria a uma adaptação das Juntas Comerciais.

Prosseguindo com o encontro, o presidente da Juceal, Carlos Araújo, fez referência à nomeação do novo vice-presidente, que ocorreu na última segunda-feira.

Com destaque sobre as evoluções implementadas nos últimos anos, o gestor frisou o patamar de referência alcançado por Alagoas, sendo o órgão buscado para explanar sobre ações como o teletrabalho e a criação do subcomitê da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) no estado, e adicionou que a nomeação somará a esse crescimento dos serviços.

“Tenho certeza que isso será de uma grande ajuda para a Junta Comercial, com esse papel que também tem a função de corregedor, incrementando ainda mais a nossa estrutura administrativa, até pelo perfil do Fábio, que é um legalista”, ressaltou.

O advogado Fábio de Lima é o vogal titular que representa a Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Alagoas (OAB/AL) e faz parte do quadro da Juceal desde 2015. Sobre a nova função, Lima mostrou expectativa positiva para gerência de um grande trabalho.

”Fico muito feliz com essa nova missão que me foi dada. Não é segredo para ninguém o meu apreço por esse órgão, pela matéria que tratamos aqui, pelo registro mercantil e eu posso dizer que irei me dedicar para realmente contribuir no máximo das minhas possibilidades para que nós tenhamos uma Junta Comercial ainda mais eficiente e rápida, resolvendo sempre os problemas dos clientes”, afirmou.

O colégio de vogais da Juceal é composto por representantes de nove entidades e tem a competência, dentre outras coisas, de julgar os recursos interpostos das decisões definitivas, singulares ou colegiadas; deliberar sobre a tabela de preços dos serviços da Junta Comercial; e decidir sobre o assentamento dos usos e práticas mercantis.