Artigos

O Nobre e o Granjeiro

04/07/2019
O Nobre  e o Granjeiro

Recolhe-se desta história que reativo com pequenas modificações,  uma formidável lição de vida. Era uma vez um Granjeiro Escocês muito  pobre que se chamava FLEMING. Certo dia, quando estava trabalhando na Lavoura, ouviu uns gritos que vinham de um Pântano ali aberto. Largou tudo e correu para o local onde encontrou um rapaz enterrado num charco, lutando desesperadamente para não afundar. O Granjeiro, num esforço enorme, conseguiu alcançar a mão do jovem naquela situação, salvando-o assim, do que poderia ter sido uma morte lenta e dolorosa.

No dia seguinte, parou na porta da pequena e humilde Casa onde residia o Granjeiro , uma luxuosa Carruagem, de onde saiu um homem elegantemente vestido, que se apresentou como  Pai do rapaz que havia sido salvo.O Nobre, ao ver o Granjeiro disse-lhe: quero recompensá-lo pelo seu gesto em salvando a vida de meu filho. Em resposta, o Granjeiro recusou a oferta, asseverando que não poderia  aceitar em face de um ato que praticou , pois apenas cumpria o  dever de humanidade e solidariedade, num momento em que uma vida estava em perigo.

Neste instante, o filho do  Granjeiro assomou à porta , ensejando a indagação do Nobre se era seu filho, recebendo a confirmação pelo Granjeiro orgulhoso.Então,  lhe proponho um trato que suplico não seja rejeitado: permita-me proporcionar a seu filho o mesmo nível de educação, do qual desfrutará o meu  próprio filho e arrematou: Se o filho proceder igualmente ao Pai, tenho a certeza de que se tornará uma homem respeitado e de quem nos orgulharemos, sentenciou o Nobre. O Granjeiro curvou-se ao belo gesto e concordou com a proposta.

Fleming filho  freqüentou as melhores Escolas e se graduou na “ Saint Mary’s Hospital Medical School “, em Londres. Nas suas pesquisas , em 1928 , descobriu a Penicilina. Foi Professor da St.Mary’s , onde estudou, de 1928-1948, sendo reconhecido como Professor Emérito daquela Instituição. Tornou-se Sir Alexander  Fleming , Bacteriologista escocês e vencedor do prêmio Nobel de 1945, em Fisiologia e Medicina.

Curiosamente e para emprestar maior grandeza à narrativa, anos depois ,  um episódio veio coroar de substancial êxito a trajetória de vida de Fleming :  O filho do Nobre foi acometido de uma incurável Pneumonia, à época, e o que lhe salvou a vida foi a PENICILINA. 

Outra histórica e interessantes curiosidade: o nome do Nobre era  Lord Randolph Churchill e seu filho, salvo pelo Granjeiro , se chamava Sir Winston Churchill, Primeiro-Ministro do Reino Unido e maior Líder  Britânico do Século XX !… Moral da História: As atitudes são mais importantes do que o fato.