Geral

Núcleo de Prevenção à Deficiência promove oficina

03/07/2019
Núcleo de Prevenção à Deficiência promove oficina

Oficina capacitou sobre prevenção de acidentes na infância

A Gerência de Atenção à Pessoa com Deficiência (GAPD) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu, por meio do Núcleo de Prevenção à Deficiência, a Oficina de Capacitação em Prevenção de Acidentes na Infância. Direcionada inicialmente aos profissionais das unidades da atenção primária do VI Distrito Sanitário de Maceió, a oficina foi realizada com o objetivo de fomentar, nas equipes de saúde do Município, novas ações nessa área.

“A iniciativa, de educação continuada, atende às diretrizes da Política Nacional de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência e é uma das estratégias vistas como pontapé inicial para novas iniciativas implementadas dentro do planejamento e do processo de trabalho desses profissionais junto aos usuários”, afirmou a técnica responsável pela ação no Núcleo, a fisioterapeuta Rosivânia Nascimento.

Realizada em parceria com a Fundação Cordial, que administra o Hospital do Coraçãozinho, a Oficina foi dividida em dois momentos: o primeiro, teórico, e o segundo, a prática com a utilização de manequins, desenvolvida pelo pediatra e presidente da Fundação, o médico Cláudio Soriano.

Cláudio Soriano explicando a prática para um profissional participante

Para dar continuidade à reprodução desse trabalho pelas equipes nas unidades de saúde, foi disponibilizada, pela equipe técnica do Núcleo de Prevenção de Deficiências da GAPD, uma ferramenta denominada 5W2H, que é uma planilha utilizada para facilitar o processo construtivo de um Plano de Ação pelas equipes profissionais.

A ferramenta 5W2H, basicamente, lista todas as atividades que deverão ser realizadas para a construção do Plano de Ação e sua elaboração responde a cada etapa do processo: WHAT (O que será feito?); WHY (Por que será feito?); WHERE (Onde será feito?); WHO (Por quem será feito?); WHEN (Quando será feito?); HOW (Como será feito?); e HOW MUCH (Quanto custará fazer?).

“Será a partir desse plano de ação que as equipes irão disseminar, entre seus usuários, um conhecimento que favoreça atitudes para a prevenção de acidentes na infância, reduzindo ou até eliminando possíveis deficiências e até mesmo a morte de crianças”, reforçou Rosivânia, explicando que essas atividades poderão ser desenvolvidas por meio de ações de educação em saúde, campanhas educativas, oficinas de práticas e intervenções específicas.

Prevenção de Deficiências 

Segundo a Organização Mundial da Saúde, 70% das deficiências são preveníveis. A prevenção de deficiências é uma das cinco diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral da Pessoa com Deficiência. Na GAPD, essa diretriz está dividida em três eixos: Prevenção de Deficiência na Primeira Infância, Prevenção de Deficiências Relacionadas ao Trabalho e Prevenção de Deficiências por Acidentes e Violência.

Nesta Oficina, de Prevenção de Acidentes na Infância, que faz parte da estruturação e operacionalização da Prevenção de Deficiência na Primeira Infância, a temática também foi trabalhada com os profissionais que atuam na Saúde da Mulher nas unidades, a exemplo das oficinas de pré-natal, período no qual se previne a deficiência na Primeira Infância.