Artigos

Do nordeste, apenas o voto

26/07/2019
Do nordeste, apenas o voto

A Nota que o ilustre Cronista Social Di Menezes inseriu em sua bem lançada Coluna,  neste conceituado Jornal, de 22 deste mês, merece destaque especial . Esclarece que na Amazônia vivem 230 mil Indígenas bem nutridos, dispondo de boa assistência concedida por 350 ONGs Estrangeiras. A região é rica em petróleo,  ouro, jazidas de manganês e ferro, sendo a maior Biodiversidade do Planeta, constituindo a colossal soma de US $ 14 trilhões. Esclarece que no Nordeste, contudo, 10 milhões de pessoas passam fome, sede e desnutridas. Nenhuma ONG apareceu,daí a impressão  lógica: a aparente “ humanidade” não tem afinidade com a pobreza! 

 A propósito e por semelhança, reproduzo parte de um artigo  com o título “ DESPREZO AO NORDESTINO”. Expõe o episódio narrado por um Engenheiro, publicado no extinto “O Jornal”, de 19/03/2008, em face da humilhação  sofrida por uma Senhora de 80 anos, fortemente gripada e amiga do Engenheiro autor da matéria, no Aeroporto de São Paulo. Era uma noite chuvosa e fria. A TAM anunciava o embarque  pelo Portão 3, nível inferior, acesso pelas escadas,com destino a Maceió. Os passageiros foram obrigados a tomar um ônibus sem segurança alguma, sem portas, sem iluminação no local, parecendo uma lata de sardinha ! A anciã exausta esforçava-se para subir a escada da Aeronave, sob forte chuva, sem ajuda de funcionário da Empresa .

Em contra-partida, passageiros de outras Regiões, especialmente Sul  e Sudeste, tiveram tratamento diferenciado, utilizando-se da ponte suspensa, permitindo-lhes o ingresso confortável ao Avião, devidamente protegidos. Houve pedido ao então “ Ministro da Indefesa”  ( e não Defesa), Nelson Jobim ,para ordenar investigação acerca do fato. Nada foi feito !. O indiferentismo mostra, à saciedade, que a desorganização deve ser atribuída ao Ministro e ao Governo Federal. Temos uma Agência Nacional de Aviação, INFRAERO , Ministério da Viação, ao meu sentir desnecessários e inoperantes. Antes desta inútil criação de Agências reguladoras no Governo Fernando Henrique, que importou a idéia dos EEUU, dispunhamos apenas da INFRAERO , decerto o bastante para gerir o Setor. Como imaginar tantos Òrgãos para administrar uma atividade deste teor ? Os funcionários e os cargos graúdos que neles estão confortavelmente instalados, talvez sejam mais numerosos  do que todos os Aviões de Empresas e atividades afins.

Costuma-se, neste Pais dos Equívocos, somente ensaiar providências, muitas inacabadas, quando ocorrem tragédias. Exemplos não faltam:  desastre com os Aviões da TAM e GOOL. Sempre aparecem os “Salvadores da Pátria”, com discursos inflamados, propondo soluções, mas nunca agiram no momento certo. Veja-se as Tragédias de Brumadinho, Mariana  e outras . Os Projetos Mirabolantes, com primorosa redação e “ Relatórios Técnicos” tidos de “Alta qualidade“, são aprovados sem questionamentos. Os obras seguem seu ritmo sossegadamente, os lucros são exorbitantes  . Os resultados todos conhecem !.

Aliás, sobre este grandalhão ex-Ministro Jobim, que  pretendeu ampliar os espaços nos Aviões (hoje bem mais reduzidos), para acomodar bem suas pernas, há mais um registro negativo , qual seja a sua articulação vitoriosa, quando Ministro do Supremo,para taxação dos Aposentados com o porcentual de onze (11%) por cento, ignorando-se os descontos que foram feitos  pelo decurso de tempo na ativa, recolhidos mensalmente aos cofres públicos, objetivando-se uma APOSENTADORIA. Cuida-se, sim, de uma verdadeira APROPRIAÇÃO INDÉBITA. Para os Nordestinos assim desprezados, uma arma poderosa se ergue: o VOTO. Vamos esquecer a demagogia barata e darmos o troco aos que querem dois BRASÍS.