Geral

Felipe Lima e João Gomes faturam prata e bronze nos 50m peito no Mundial

24/07/2019

Em dobradinha inédita para o Brasil, os nadadores Felipe Lima e João Gomes Junior brilharam nesta quarta-feira no Mundial de Esportes Aquáticos, na Coreia do Sul. Eles conquistaram as medalhas de prata e bronze nos 50 metros peito, em Gwangju. Foi a primeira vez que o País registrou uma dobradinha no pódio em uma final de Mundial de piscina longa (50 metros).

Lima chegou à frente do compatriota ao registrar o tempo 26s66, contra 26s69 de João Gomes. O campeão mundial foi o britânico Adam Peaty, com o tempo de 26s06. O vencedor era o grande favorito. Antes, vencera a prova dos 100m peito, com direito a recorde mundial na fase eliminatória.

Em uma disputa apertada, Peaty dominou do começo ao fim. Como de costume, em distância de 50m, a prova foi decidida na batida de mão. Logo após, Lima cumprimentou o britânico e nadou até a raia do compatriota para um abraço de comemoração.

Em comparação aos resultados das semifinais, Lima piorou ligeiramente o seu tempo. Antes ele anotara 26s62. João Gomes, que marcara 26s84, mostrou evolução. E Peaty foi ainda melhor do que os 26s11 registrados na fase anterior.

Mais cedo, o Brasil garantiu dois nadadores na final da tradicional prova dos 100 metros: Marcelo Chierighini e Breno Correia. Ambos avançaram ao competirem na última série, ao lado do norte-americano Caeleb Dressel, principal favorito ao título mundial. Ele anotou o melhor tempo das semifinais, com 47s35.

Chierighini veio logo atrás, com 47s76. O brasileiro chegou a virar em primeiro lugar, mas bateu em segundo. Correia, em seu primeiro Mundial, obteve o quarto tempo da série, com 48s33, piorando seu tempo em comparação à eliminatória, quando marcou 48s39. Foi, no total, o oitavo colocado desta fase. Chierighini melhorou sua marca. Antes fizera 47s95. A final está marcada para a manhã desta quinta-feira (horário de Brasília).

“Como eu disse depois da eliminatória, o nível está muito forte. Tem o último medalhista dos 100m livre, tem o Caeleb, tem a gente também. Será a primeira final do Breno, gostaria de parabenizá-lo. Desde 2009, não tínhamos dois brasileiros em uma final de 100m”, destacou o brasileiro, em entrevista ao canal Sportv.

Breno também comemorou a vaga em sua primeira final de Mundial. “Esperava baixar um pouco tempo em relação à eliminatória. Queria quebrar a barreira do 47s. Infelizmente, não veio agora. Quem sabe, amanhã. Estou muito satisfeito por ter mais uma oportunidade de baixar o tempo, nadar uma final. Acredito que a prova está bem aberta”, comentou Breno.

Nos 50 metros costas, Etiene Medeiros também se destacou nas semifinais. Ela garantiu a vaga na decisão da medalha ao terminar a disputa com o segundo melhor tempo, com 27s69. Ficou atrás somente da norte-americana Kathleen Baker, com 27s62.

Atual campeã mundial da prova, a brasileira largou mal em sua série, mas fez a diferença na chegada. A seu favor na final, Etiene não terá a concorrência da chinesa Fu Yuanhui, campeã mundial em Kazan, em 2015, e prata em Budapeste, há dois anos. Ela obteve apenas o nono lugar, com 27s84, e ficou fora da final.

Por fim, o brasileiro Leonardo Santos não avançou à final dos 200 metros medley. Ele foi o oitavo e último colocado de sua série, com o tempo de 1min58s99. Chegou a virar em terceiro na entrada dos últimos 100 metros, porém não conseguiu sustentar o ritmo. O checo Laszlo Cseh, dono de dois títulos mundiais e de seis medalhas olímpicas, também ficou de fora.

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.