Alagoas

Eleita a mais jovem do Brasil, Cibele Moura é referência na Assembleia

10/07/2019
Eleita a mais jovem do Brasil, Cibele Moura é referência na Assembleia

Deputada Cibele Moura

A deputada estadual Cibele Moura (PSDB) fez, nesta terça-feira (9), uma prestação de contas de seu mandato na Assembleia Legislativa de Alagoas. Os principais projetos propostos e aprovados durante esse período foram alguns dos temas apresentados pela parlamentar, que aos 21 anos de idade foi eleita a mais jovem deputada do Brasil, e se tornou referência na ALE. 

Cibele afirma que o segundo semestre continuará sendo de muito trabalho em prol do Estado e pontua ações prioritárias, ao citar os jovens, o empreendedorismo e a mulher. São de autoria da deputada 13 indicações, uma já atendida, três projetos de lei ordinária e seis requerimentos.

“Os nossos projetos e todas as matérias por mim apresentadas e aprovadas pela Assembleia têm resultado prático na sociedade. São ações efetivas que impactam de forma positiva a vida do alagoano”, afirma Cibele, ao destacar o projeto de lei que veda a nomeação para cargos comissionados de pessoas que tiverem sido condenadas com base na Lei Maria da Penha.  A medida é extensiva a todos os poderes do Estado e aguarda apenas a sanção pelo governador Renan Filho (MDB) para entrar em vigor. 

Também de autoria da deputada, e atendida pelo governo, a indicação que determina que a Patrulha Maria da Penha funcione 24 horas por dia para atender as mulheres alagoanas de domingo a domingo. A medida já está em funcionamento desde o dia 13 de junho.  

“Fico muito feliz pelos resultados alcançados e por saber que estou cumprindo meu papel de trabalhar por Alagoas. Nesse segundo semestre, vamos continuar priorizando o que prometemos em campanha e em nossa região Norte, onde fui a deputada mais votada, sou a representante na ALE e com a qual assumi o compromisso de contribuir com o desenvolvimento e a vida da população”, ela diz.  

É dela a indicação solicitando ao governador Renan Filho a recuperação e pavimentação asfáltica das rodovias AL-480, AL-105 e AL-205, na região. As vias ligam os municípios de Porto Calvo a Jundiá, Jundiá a Joaquim Gomes e a Jacuípe, e Matriz do Camaragibe à zona rural. 

Cibele foi a primeira parlamentar na atual legislatura a protocolar projeto de lei. O PL institui a disciplina empreendedorismo na grade curricular da rede           estadual de ensino médio.   

A deputada foi escolhida para presidir a 6ª Comissão Permanente da ALE, de Transporte, Comunicação, Serviços e Obras Públicas; é ainda vice-presidente da Comissão da Criança e Adolescente, Família e Direitos da Mulher; integra também como titular a Comissão de Legislação Participativa e a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa. Na CCJ, onde tem atuação destacada, foi relatora de 27 projetos de lei.  

Em seu primeiro mandato, compõe as Frentes Parlamentares da Mulher; da Pesca; do Micro e Pequeno Empreendedor e a da Liberdade.