Alagoas

Detran e Conselho Estadual de Trânsito discutem regulamentação de veículos elétricos em AL

17/07/2019
Detran e Conselho Estadual de Trânsito discutem regulamentação de veículos elétricos em AL

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) participou nesta terça-feira (16) da sessão ordinária do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que teve como principal propósito discutir o uso de veículos elétricos no estado de Alagoas. Dentre a maior preocupação, está o patinete elétrico, a bicicleta elétrica entre outros veículos.

Representantes do Detran/AL, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Maceió, Rio Largo e Arapiraca e do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), estiveram presentes na ocasião conduzida pelo presidente do conselho, Antônio Tenório, e durante o encontro ficou definido que será criado um grupo de estudos que irá analisar a legislação vigente e propor ao conselho estadual regras para o uso, circulação e fiscalização para esse tipo de veículo.

O grupo irá envolver técnicos das áreas de engenharia, educação, controle de veículos, controle de condutores e os demais conselheiros que integram o Cetran.

De acordo com o chefe de educação para o trânsito do Detran/AL e membro do Conselho, Antonio Monteiro, o grupo de estudos formado durante a reunião terá o prazo de 60 dias para apresentar propostas de regramento.

“Baseado nos estudos que serão desenvolvidos de forma conjunta, o conselho estadual irá publicar uma portaria definindo as regras para o âmbito estadual  do uso desses equipamentos para que possam ser utilizados de forma responsável e segura evitando assim acidentes e protegendo a sociedade alagoana”, destaca Monteiro.