Alagoas

Deputada Flávia Cavalcante propõe criação do Dia de Combate à Fibromialgia no Estado

17/07/2019
Deputada Flávia Cavalcante propõe criação do Dia de Combate à Fibromialgia no Estado

Deputada Flávia Cavalcante

Aproximadamente 10% da população brasileira é vítima da fibromialgia, uma síndrome crônica que causa dores em todo o corpo. Neste sentido, a deputada Flávia Cavalcante (PRTB) apresentou na Assembleia Legislativa, projeto de lei que institui o Dia da Fibromialgia no Estado de Alagoas, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio. Na data, as unidades integrantes do SUS promoverão atividades e campanhas consoantes sobre o assunto.

A deputada Flávia Cavalcante explicou que na semana em que incidir o dia 12 de maio de cada ano, o Ministério da Saúde desenvolverá, em todo o território nacional, campanhas educativas e de esclarecimento à população e aos profissionais de saúde sobre a fibromialgia, seus sinais e sintomas e formas de melhorar a qualidade de vida dos doentes.

A autora do projeto, que revelou recentemente no plenário da Casa ser portadora da síndrome e conhecedora de seus sintomas, disse que a fibromialgia causa, além de dores no corpo, sintomas como fadiga, distúrbio do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. Ela afirmou não saber a razão das mulheres serem mais afetadas.

“De cada 10 pacientes com fibromialgia, oito são mulheres. Ainda não há cura, mas tem tratamento para auxiliar no alívio das dores e sintomas. Portanto, é de extrema importância o conhecimento da população sobre essa síndrome, para que possamos ajudar os portadores da doença da melhor forma possível!, destacou a parlamentar.

O projeto de lei será lido no plenário após o recesso e encaminhado às comissões técnicas da Casa para emissão de pareceres, que serão votados no plenário. Em seguida, a proposta será votada por todos os deputados e, se aprovada, vai ser encaminhada ao governador do Estado para sanção.