Política

Correção: Corpo de jornalista Milton Gamez é encontrado em Ibiúna (SP)

24/07/2019

A nota enviada anteriormente continha as seguintes incorreções: Gamez foi editor de finanças da IstoÉ Dinheiro, não editor-chefe. E a entrevista com o Soros ocorreu numa reunião do Fundo Monetário Internacional, não no Fórum Econômico Mundial. Segue texto corrigido:

O jornalista Milton Gamez foi encontrado morto na terça-feira, 23, por bombeiros na represa de Ibiúna, em São Paulo. Ele estava desaparecido desde segunda. Miltinho, como era conhecido pelos colegas, tinha 54 anos e 30 de profissão. Começou a carreira na Gazeta Mercantil e seu último trabalho foi na FSB Comunicação. Integrou a primeira equipe do jornal Valor Econômico e também foi editor de finanças da revista IstoÉ Dinheiro. Ainda teve passagens por Exame, O Globo, Folha de S.Paulo e Harvard Business Review. Como jornalista, era especializado em economia, negócios, finanças e investimentos.

Em nota publicada pela revista IstoÉ Dinheiro, o presidente executivo da Editora Três, Caco Alzugaray, escreveu que “Miltinho foi uma das principais referências de nossa geração do jornalismo profissional: ético, responsável, arrojado (não, uma característica não briga com a outra) e muito bem escrito! Deixa muitas saudades.”

Em 1997, durante a realização de uma reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI), o jornalista foi o responsável por conseguir uma entrevista exclusiva do investidor George Soros – que seria capa da IstoÉ Dinheiro. Amigos do jornalista também recordam que certa vez entrou em uma reunião de acionistas cujo assunto era a fusão do Itaú e do Unibanco. Na ocasião, Roberto Setubal, copresidente do conselho de administração do Itaú Unibanco, teria dito: “Você é jornalista. Não pode estar aqui!” Segundo relatos, Miltinho teria respondido que estava lá como cotista do Itaú.

Entre suas características estavam o carinho com os colegas e o bom humor, mas sem abrir mão de ser competitivo. Conta-se que ele e o colega Ivan Martins começaram a disputar quem faria a capa da semana. Sempre que um conseguia, colava uma capa na parede para provocar o outro… E assim a salinha da Dinheiro na Editora Três ficou com capas espalhadas pelas pilastras e paredes…

Outra característica lembrada por colegas era o prestígio de Miltinho. Em meados de 2009, a Istoé Dinheiro iria começar a fazer alguns vídeos para a internet. Luiz Carlos Trabuco, à época recém-nomeado presidente do Bradesco, foi até a redação para gravar o vídeo. Ficou duas horas nesse processo. Por algum problema técnico, nada foi gravado. Miltinho pediu e, dias depois, Trabuco voltou à redação para fazer nova gravação.

Gamez deixa a mulher, a jornalista Suzana Barelli, e dois filhos, Giovana e Igor. . O enterro será no Cemitério Gethsêmani Anhanguera (Rod. Anhanguera, km 23.4), às 17 horas.

Autor: Gilberto Amendola
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.