Artigos

Um Provinciano

29/06/2019
Um Provinciano

“ A obra publicada, Um Provinciano na Academia, coletânea de discursos proferidos em vários momentos da sua vida acadêmica , reflete a sua preocupação   com a linguagem regional, ao enfatizar temas variados: costumes, religiões e casos do cotidiano, vivenciados nas suas experiências como profissional da medicina, numa cidade do interior”. Antônio Arnaldo Camelo, genitor do deputado estadual Silvio Camelo, fundador da Academia Alagoana de Cultura, disseca com a propriedade literária que lhe peculiar a supracitada obra Um Provinciano na Academia ( Discursos de médico cambembe metido a letrado) do primo-irmão Dr. Judá Fernandes de Lima, sócio efetivo da Associação Alagoana de Imprensa (AAI), ex-presidente da ACALA, da qual faço parte como membro honorário daquele sodalício.

Dir-se-ia sem medo de errar, pois sou membro da família dos Veiga de Paulo Jacinto, terra-mãe onde me viu nascer no dia três de fevereiro de 1946.A saudosa tia Gertrudes Lima, por sua vez, deu à luz um filho ilustre com veia literária a serviço da Escola de Viçosa. Primeiro, a Xícara do Padre. Depois, Um Genuíno Tangerino. Agora, um livro com  narrativa coloquial contando a entrada do saudoso Arggeu Pessoa de Mello, deste cronista, bem como do médico-escritor radicado na próspera Arapiraca.

Diga-se, de passagem, pedi afastamento da Academia Maceioense de Letras pelo vexame que passei com a carta do velho presidente ameaçando-me de ser afastado caso não pagasse minha anuidade. Enderecei a ele uma carta alegando que não tinha mais interesse dela fazer parte.

A bem da verdade, o autor reuniu três discursos transformando-os num livro que pereniza a noite do dia 25 de março de 2004, no auditório do Museu da Imagem e Som, encravado no velho Jaraguá de outrora muito festejado.

O saudoso médico-escritor José Medeiros teceu comentários sobre os imortais que foram contemplados com a honraria. E, por certo, descreveu com a maestria de literato a serviço do estado de Alagoas.

Dele ouviu-se memorável discurso.” Médico Arggeu Pessoa de Mello, cursou ortopedia da Odontologia, e segundo Maria Alice, era um cara lindo. São muitas as suas participações em associações de classe.É membro  efetivo da Sociedade Latino. Americano de Ortopedia e Traumatologia, da Sociedade de Medicina Física e Reabilitação.Presidente atual do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Medicina Desportiva”.

Por outro lado, fez referências à minha pessoa em 2004. “ Economista, escritor, professor universitário, e presidente da Associação Alagoana de Imprensa (AAI), membro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), sucessor do saudoso Genésio de Carvalho, membro do Conselho Regional de Economia ( Corecon/AL).”

A escritora-assistente social Almira Fernanades, cara-metade do autor, fez sua apresentação em versos .” Nos vários campos de ação/ Onde Judá circulou/ De improviso ou escrito/ Ele sempre discursou./ No Lions ou na ADESG/ NA Rádio e no Hospital/ Na Região de Saúde/ Igreja, Escola e Jornal./ Ligou-se à Literatura/ Para então ultimamente/Em várias ocasiões/ Discursar frequentemente,/ Juntando o que escreveu/ Pois soube guardar/ Escolheu alguns trabalhos/ E resolveu publicar”.Em outras palavras, Dr. Judá Fernandes de Lima é escritor consagrado nos anais do seu tempo. Urge, pois, exaltá-lo como homem público honrado a serviço da medicina no hinterland alagoano.E, por extensão, destaca-se como exímio contador de histórias/estórias que vivenciou na sua bem-sucedida vida na Terra de Manoel André.