Geral

Segurança é prioridade durante shows do Aravantu no Lago da Perucaba

28/06/2019
Segurança é prioridade durante shows do Aravantu no Lago da Perucaba

Equipe da Prefeitura de Arapiraca se reuniu para fechar últimos detalhes

O São João 2019 de Arapiraca vai viver seu ponto alto neste final de semana nos dias 28 (sexta-feira) e 29 (sábado), a partir das 20h, com a realização do 2º Grande Show Aravantu, no Lago da Perucaba.

Uma das determinações do prefeito Rogério Teófilo para a realização do evento, que tem como palco um dos cartões-postais de Arapiraca, o Lago da Perucaba, é proporcionar à população toda uma estrutura de segurança e organização de trânsito no local.

“Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, estamos envolvendo todas as demais secretarias e órgãos municipais que irão trabalhar em parceria com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e outros parceiros para que possamos garantir uma festa segura e tranquila para todos”, diz Rogério Teófilo.

A segurança pública ficará a cargo do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), seguranças municipais e seguranças particulares. Já o trânsito, está sendo estrategicamente organizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

Para ter acesso ao local do evento, as pessoas passarão por revista e serão proibidas entradas de armas e materiais perfurocortantes, além de garrafas de vidro e isopores para armazenamento. Aqueles que quiserem levar suas bebidas, devem providenciar recipientes de plástico, como garrafas pet.

Vale lembrar que toda a festa terá supervisão por meio de câmeras de vigilância, dando mais tranquilidade para que os arapiraquenses possam se divertir com segurança. O serviço de videomonitoramento será realizado pela empresa Infosat, uma das patrocinadoras do Aravantu – São João de Arapiraca 2019.

Trânsito

O superintendente do órgão municipal de trânsito, Ricardo Teófilo, com o apoio das diretorias de Transportes, Fiscalização e Educação para o Trânsito elaborou o Plano de Orientação de Tráfego, apresentado ao prefeito Rogério Teófilo e aos secretários municipais.

Com o Plano de Orientação de Tráfego, a SMTT irá disponibilizar um efetivo de 21 agentes de segurança viária (ASV) que irão trabalhar em cada dia do Aravantu, no Lago da Perucaba.

Os agentes de trânsito estarão motorizados em seis viaturas (VTR’s) e seis motocicletas (Águias), além do efetivo a pé, que estarão nas barreiras para controlar o fluxo de veículos e repassar orientações necessárias sobre o acesso aos pedestres que circularem pela área do evento.

“Elaboramos o Plano de Orientação de Tráfego em conjunto com as secretarias para focar a segurança de todos que forem ao Aravantu do início ao final da festa. Para isso, vamos trabalhar em conjunto para que tudo transcorra dentro da normalidade e com segurança”, afirma Ricardo Teófilo.

Barreiras de acesso ao Aravantu

A SMTT, a Polícia Militar e a Segurança Municipal estarão nas barreiras de acesso ao evento. Nesses locais, os agentes de trânsito, os policiais militares e os seguranças municipais estarão nos seguintes cruzamentos: entre as ruas Manoel Leal, no bairro Manoel Teles, e Miguel Correia de Amorim, bairro Baixão.

As barreiras ficarão também no trevo do Lago da Perucaba, no cruzamento das ruas Miguel Correia de Amorim e Miguel Tertuliano da Silva, no bairro Zélia Barbosa de Melo e na via principal do Lago da Perucaba, na esquina do Centro Atlético Força de Campeão (CAFC), na entrada da área de estacionamento, onde ficarão duas ambulâncias de apoio e a Cavalaria da Polícia Militar, que irá também circular por todo o evento.

No trecho da Rua Miguel Correia de Amorim, entre as ruas Manoel Leal e Miguel Tertuliano da Silva será proibido estacionar para garantir fluidez no trânsito no trevo de acesso ao Lago da Perucaba.

Táxis e mototáxis

A Diretoria de Transportes da SMTT também colocará pontos de táxi e mototáxis para os frequentadores do Aravantu. Serão 20 vagas de mototáxi e 10 vagas para táxi na Rua Miguel Correia de Amorim, próximas ao trevo principal.

Outro ponto de mototáxi será colocado na via principal do Lago da Perucaba, próximo ao estacionamento, no mesmo lado do Planetário Municipal e de táxi em frente ao CAFC.

Confira a agenda dos shows do Aravantu – Lago da Perucaba:

Sexta-feira – 28/06
Orquestra Sanfônica de Arapiraca, Zé Neto, Fulô de Mandacaru e Devinho Novaes

Sábado – 29/06
Antenor Cazuza, Forró do Cabrunco, Anderson Rocha & Forró do Tchê e Peruanno

Ainda segundo a organização do evento, sob batuta da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Corpo de Bombeiros, bem como profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, estarão de prontidão para quaisquer eventualidades

O Aravantu 2019 é uma realização da Prefeitura de Arapiraca, com apresentação do Grupo Coringa e patrocínios da Pitú; Núcleo de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (NPDC); Dismoto Honda Alagoas; Alô Comedoria; A5VC; Panificadora Rio Branco; Vip’s Motel; Infosat; Voe Telecom; Comedoria Express; Brejo dos Bois; QRB Rações; Centro Atlético Força de Campeão (CAFC); Tchê Paladar; Clínica Animale; San Juan; Felinto Fogos; e Talento’s Buffet.