Geral

São João: parceria promove combate ao trabalho infantil

05/06/2019
São João: parceria promove combate ao trabalho infantil

O Projeto Peti Volante, iniciativa da Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), irá retomar suas atividades durante o período de festas juninas na capital. A ação acontecerá por meio de uma parceria com a Fundação Municipal de Ação Cultural (Fmac).

Nessa terça-feira (4), o presidente da Fundação, Vinicius Palmeira, participou de uma reunião com servidoras da Coordenação Geral de Enfrentamento ao Trabalho Infantil da Semas para alinhar a ação que acontecerá durante a programação do Arraial Central,  a ser realizado no Estacionamento do Jaraguá, nos dias 22, 23, 24, 28 e 29 de junho.

A iniciativa irá transformar o auditório da Fundação em um espaço lúdico para acolhimento de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil durante os festejos juninos da capital. De acordo com a servidora Liranise Alves, a parceria foi iniciada durante o São João do ano passado após a identificação de um grande volume de demandas relacionadas ao trabalho infantil em eventos da cidade.

“Nos eventos sempre há a presença de ambulantes e, consequentemente, de crianças e adolescentes participando da venda de produtos e em contato com a violência. Por isso, antecipadamente, é feito um trabalho de cadastro dos ambulantes com o pessoal da Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social e durante esse processo apresentamos aos ambulantes um termo de recomendação onde há informações referentes à proibição do trabalho infantil e, também, do espaço lúdico disponibilizado no auditório da Fmac”, informou Liranise

As crianças e adolescentes acolhidos pelo Peti Volante participarão de atividades lúdicas e interativas, das 20h às 2h, durantes a programação do Arraial Central.