Geral

Rede Sesi/Senai domina o pódio em campeonato estadual de robótica

17/06/2019
Rede Sesi/Senai domina o pódio em campeonato estadual de robótica
As escolas da Rede Sesi/Senai dominaram o pódio do 3° Campeonato Alagoano de Sumô de Robôs e Segue-Linha, ao conquistarem os dois primeiros lugares nas duas modalidades. A solenidade de premiação aconteceu no último sábado, 15, no Espaço
Robótica da Faculdade Estácio EAD, no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.
A competição, que é realizada por escolas da rede privada da capital, reuniu estudantes de cerca de 30 escolas públicas e particulares de Alagoas e ocorreu durante quatro fins de semana.
Feliz com o resultado, o professor de Robótica da Rede Sesi/Senai, Eduardo Monteiro Cerqueira, destacou que, durante o torneio, são avaliadas as habilidades dos alunos num ambiente de competição. O objetivo é prepará-los para futuras disputas, em eventos de maiores proporções.
“Nossos alunos participam, pelo segundo ano consecutivo, da competição alagoana de sumô de robôs que, neste ano, teve uma novidade: a modalidade seguidor de linha. Com muito empenho nos treinos, conseguimos alcançar os primeiros e segundos lugares nas duas modalidades”, acrescentou.
O aluno Marcos Henrique Lopes Pereira, que cursa o 2° ano do ensino médio e faz o curso técnico de Eletrotécnica na Escola Sesi/Senai de Maceió, no bairro do Benedito Bentes, revela que, além da medalha, o que vale é o conhecimento aliado à diversão.
“Depois de tanto esforço e trabalho duro, conseguimos ver o resultado, mas, esse resultado não foi só o primeiro lugar, foi o aprendizado, as novas amizades e a diversão. É isso que a robótica faz, forma pessoas melhores”, disse.
A oportunidade de trocar experiências com alunos de outras escolas é outro ponto positivo do campeonato, ressalta André Luis Guillou Dourado, aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Sesi Cambona. “Também melhorou meu desempenho na programação e na integração com o pessoal do Sesi”, disse.
O campeonato foi difícil, mas, segundo o garoto Carlos Eduardo dos Santos Silva, que também cursa o 2° ano do ensino médio e faz o curso técnico em Eletrotécnica na Escola Sesi/Senai de Maceió, com o espírito de cooperação foi possível superar os desafios.
“Como todo campeonato, tivemos nossas alegrias e dificuldades, mas, durante as quatro rodadas, conseguimos sempre melhorar, aprender com os erros e ajustá-los. A melhor parte do campeonato é você executar as suas ideias e elas, no final, darem certo”, concluiu.
Resultados – Na categoria Sumô de Robô, a Escola Sesi/Senai ganhou os dois primeiros lugares, com as equipes Sesi/Senai Alpha (1º) e Sesi/Senai Robomac. O terceiro lugar foi para Robogirls, do Colégio Carvalho.
Na categoria Segue-Linha, a Rede Sesi/Senai também ficou em primeiro, com a equipe Sesi/Senai Roboben (Benedito Bentes) e em segundo, com a Cambtec (Cambona). Em terceiro, ficou a Contato Sigma, do Colégio Contato.
A equipe Robocamb levou a medalha na categoria Integração, que premiou a equipe que melhor interagiu e colaborou com outras equipes.