terça-feira, 15 de outubro de 2019

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Projeto dos Correios apresentado junto da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas

Por Ivan1

Foi nesta quinta feira, dia 6, que o projeto do Balcão do Cidadão foi apresentado pelos representantes dos Correios em Alagoas junto da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas. Este projeto visa ampliar os serviços disponíveis nas agências dos Correios, facilitando assim o acesso das populações às iniciativas do governo, bem como à Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas.

Este projeto do Balcão do Cidadão, possibilita, em linha com as políticas publicas, um apoio em programas sociais mais direto. Alem disso, serão prestadas orientações gerais para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, bem como acesso mais fácil dos mesmos aos seus direitos.

A exemplo, a expedição de documentos vários como o cadastro, passaporte, RG, bem como a realização de prova de vida ou atendimentos ligados ao INSS, serão serviços que estão previstos na proposta apresentada. Estes serviços serão acrescentados aos serviços já prestados pelos Correios, tais como a emissão de CPFs e certificados digitais, solicitação de seguro DPVAT ou pagamentos de contas e consultas ao SPC/Serasa.

Segundo informação dos Correios, a empresa já se encontra pronta para receber os serviços propostos. O atendimento já se encontra preparada para as exigências decorrentes do aumento de serviços, acrescentando ainda que a integração com as redes dos órgãos públicos com os quais contratualizar parcerias será fácil e rápida.

Em declarações publicas, o superintendente dos Correios em Alagoas, Edmilson Bezerra, sublinhou a importância deste projeto, pois possibilitará o acesso de mais gente a uma diversidade maior de serviços, através de canais seguros e interligados. Ressalta também importância para o governo, pois irá auxiliar o mesmo na facilidade de prestação de serviços à população com um maior rendimento e eficiência.

Parcerias semelhantes já se encontram estabelecidas em outros estados, como Minas Gerais (através do Governo de Minas Gerais), no Rio Grande (via Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte), ou com outras instituições como o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a Secretaria da Pesca, o Tribunal Superior Eleitoral, a Polícia Federal e a Telebrás.

Lúcia Canuto, secretária executiva da Gestão Interna da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas diz acreditar que o serviço poderá ser de grande utilidade e que esta parceria vai de encontro com os objetivos do governo estadual; estar presente de uma forma fácil na vida dos seus cidadãos.

Isto será possível dada a grande capilaridade do sistema dos Correios, que tem acesso a uma grande área do território nacional, com mais de 12 mil agências espalhadas pelo país. Assim, com o Balcão do Cidadão, haverá a possibilidade de prestação dos referidos serviços públicos mesmo nas zonas mais remotas do pais.

Este modelo de descentralização dos serviços públicos não é um exclusivo do Brasil, tendo já sido implementado com sucesso em outros locais, como por exemplo em Portugal, onde os Correios (mais corretamente os CTT), acumulam com os seus serviços postais alguns serviços públicos, alem de serviços bancários também.

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