Alagoas

Lyra destaca Proleite como ação para melhorar produtividade da indústria de laticínios

05/06/2019
Lyra destaca Proleite como ação para melhorar produtividade da indústria de laticínios

Dezenas de criadores, fabricantes de produtos lácteos, atacadistas e autoridades estaduais e municipais participaram, nesta quarta-feira, 5, do seminário sobre o desenvolvimento e perspectivas da indústria do leite em Alagoas, evento que marca o encerramento da 21ª edição do Proleite.

A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Seu objetivo é a modernização e o crescimento de um dos mais importantes segmentos da economia alagoana.

“Nosso propósito será sempre contribuir com o conhecimento sobre novas tecnologias, de modo a melhorar a rentabilidade e a produtividade do setor”, disse o presidente da Fiea, empresário José Carlos Lyra de Andrade, anfitrião do Proleite. Lyra ressaltou ainda que a Indústria do leite é a segunda que mais emprega em Alagoas, e que o Estado tem o 5º rebanho leiteiro mais produtivo, por vaca, do país.

Nesta 21ª edição, todas as atividades foram realizadas no município de Arapiraca. Nos dias 1º e 2, a população do município pode ver e apreciar produtos lácteos produzidos em Alagoas, durante o durante o Festival Senai de Produtos Lácteos realizado no Arapiraca Garden Shopping.

Nesta quarta-feira, 5, o evento seguiu com a realização do Seminário  e do Concurso de Produtos Lácteos, na unidade Sesi/Senai daquele município. Dezenove laticínios participaram do certame, sendo avaliados nas categorias bebida láctea fermentada, iogurte, manteiga, requeijão, queijo de coalho, entre outras.

Os participantes puderam ainda assistir às palestras do professor Rodrigo Stephani, da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), sobre “Inovação na Indústria de Laticínios”, e da zootecnista Juliana Pila, da Scot Consultoria, sobre as perspectivas para o mercado e os possíveis cenários para 2019/2020.

“A mensagem que eu quis deixar para o produtor, para o laticínio, para as indústrias é que, apesar de o mercado ser muito amplo, ter muita coisa para analisar, o cenário 2019- 2020 para a atividade leiteira é positivo”, disse a zootecnista, aos produtores reunidos na unidade Sesi/Senai.

Ela ressaltou ainda que, num comparativo do Nordeste com a média do Brasil, a expectativa de crescimento em nossa região é ainda maior.  No Nordeste, acrescentou Juliana Pila, a cadeia leiteira começou a se desenvolver depois dos estados do Sul e Sudeste, que já são grandes produtores.

São regiões que já estão bastante tecnificadas no nível de produção, crescendo mais lentamente a partir de agora. “Já aqui, nos estados do Nordeste, o produtor vem buscando essa tecnologia agora, então, a capacidade de crescimento é muito maior”, afirmou.

Preparando-se para abrir uma hamburgueria em Arapiraca, Nicolas Gomes de Brito, 28 anos, considera o conhecimento sobre o setor de laticínios uma das ferramentas importantes em sua iniciativa empreendedora. Ele foi um dos jurados do concurso de produtos lácteos realizado pelo Senai.

“Iniciando minha carreira de empresário, ter conhecimento dessa infinidade que o nosso leite consegue produzir, daquilo que posso adequar dentro da minha empresa, é gigantesco. Tem muitos tipos de queijos, muitos tipos de produtos lácteos que eu posso agregar ao meu produto”, avaliou.

Para ele, a realização do Proleite em Arapiraca representou um incentivo aos grandes produtores, que já possuem suas empresas, aos que fazem isso de modo artesanal, e ao público de um modo geral. “Não só no conhecimento sobre tecnologias, mas também é algo que gera movimento na economia da cidade”, disse Nícolas Gomes.

Além de dirigentes da Federação das Indústrias, como o vice-presidente, José da Silva Nogueira Filho, participaram o prefeito de Arapiraca, Rogério Téofilo, o secretário de Estado da Agricultura, Ronaldo Lessa, que representou o governador Renan Filho, o presidente da Federação do Comércio, Wilton Malta, e diversas outras autoridades, como os presidentes da Associação dos Criadores de Alagoas, Domício Silva, e do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas, André Ramalho.