Geral

Corpo Cênico da Ufal apresenta Obscuricenidades no Teatro Deodoro é o Maior Barato desta quarta (12)

03/06/2019
Corpo Cênico da Ufal apresenta Obscuricenidades no Teatro Deodoro é o Maior Barato desta quarta (12)

A 20ª edição do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato chega a sua segunda apresentação com o espetáculo Obscuricenidades, do Corpo Cênico da Ufal, nesta quarta-feira (12), a partir das 19h30, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió. A entrada é gratuita.

Com orientação da professora Kamilla Mesquita, apoio técnico de Edevaldo Bruno de Ataíde da Silva e Maria José Santos Dias, produção de Sara Lessa e iluminação de Alan Cardoso e Jessé Batista, o espetáculo é uma criação colaborativa de alunos do curso de Licenciatura em Dança e participantes do equipamento cultural Corpo Cênico da Ufal.

Os intérpretes-criadores são Ângela Maria da Silva Santos, Ione Maria da Silva Santos, Angelica Maria Alves, Cassia Keren da Silva Muni, Djamyson Olímpio da Silva, Fagner Rosendo de Souza Silva, Geferson Ramos Oliveira, Jeyssi Luiza Nascimento Santos, Maria do Amparo Alves do Nascimento, Thatiana Alves Machado e Jailton de Oliveira Correia.

“Obscuricenidades” reflete sobre o presente e a contemporaneidade, pensamentos que surgiram a partir de questões levantadas por Agamben e alimentadas por metáforas que nos envolvem entre luzes e escuridões. A proposta é investigar e dançar a obscuridade que nos cerca. O espetáculo estreou em março deste ano, participou do projeto Aldeia Palco Giratório, do Sesc, e, agora, está de volta 20º no Teatro Deodoro é o Maior Barato.

“A participação de “Obscuricenidades” no Teatro Deodoro é o Maior Barato é uma oportunidade extremamente singular de atingirmos tais objetivos extensionistas, não somente pela visibilidade que se dá ao projeto universitário ao abrir-se espaço para que o mesmo se apresente em um dos Espaços Artísticos mais tradicionais e conhecidos do cenário artístico alagoano – o Teatro Deodoro; como também pela natureza do evento que já possui esse caráter de formação de público, facilitando, por meio de assessorias muito competentes, o contato e o acesso de estudantes de escolas públicas aos espetáculos contemplados pelo edital. Enfim, estamos muito felizes em levar “Obscuricenidades” para o palco do Deodoro, já com indicativos de casa cheia. E agradecemos a parceria que se estabelece desde outros momentos entre os Cursos de Artes da UFAL e a Diteal, abrindo-nos Espaço para o exercício de partilha cênica – tão essencial para a formação do artista”, afirmou a professora Kamilla Oliveira.

Histórico do Grupo

O Corpo Cênico estável da UFAL é um equipamento cultural voltado à formação artística, pedagógica e técnica continuada de seus integrantes; à produção, pesquisa e difusão das artes da cena (teatro, dança, circo, arte da performance, entre outras); integrado aos programas de extensão dos cursos de licenciatura em Teatro e Dança da UFAL; com projetos artístico-pedagógicos renovados anualmente e coordenados por docentes lotados nestes cursos.

Desde maio de 2018, estão em vigor dois projetos de criação colaborativa – sendo um deles mais voltado para o teatro e o outro com foco maior na criação em dança, este último nomeado de “Corpo-em-arte: investigações em Dança”, no qual participam, entre bolsistas e voluntários, 12 discentes do curso de Licenciatura em Dança da UFAL, e, sob orientação da Professora Doutora Kamilla Mesquita, vêm todos construindo de maneira compartilhada o espetáculo nomeado “Obscuricenidades”.

Serviço:

Projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato – Espetáculo Obscuricenidades, Corpo Cênico da Ufal.

Quando – Quarta-feira (05/06), a partir das 19h30.

Local – Teatro Deodoro, Centro de Maceió.

A entrada é gratuita.