Geral

Capsi da Serraria promove São João com usuários

27/06/2019
Capsi da Serraria promove São João com usuários

Em clima de muita alegria e descontração, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, localizado no Conjunto José Tenório, no bairro Serraria, promoveu nesta quarta-feira (26) uma grande festa junina para os usuários, familiares e profissionais da unidade.

Lannaisy Torres , diretora administrativa do Capsi, Foto: Equipe – Capsi

Segundo Lannaisy Torres, diretora administrativa do Capsi, os eventos e atividades promovidos pela unidade visam promover a interação social dos usuários. “Essa é uma oportunidade para profissionais, familiares e usuários participarem de momentos de descontração. Lembrando que esse tipo de ação é muito importante para a reinserção psicossocial dos usuários, pois essa interação melhora o estado de saúde dos pacientes atendidos pelo serviço”, afirmou.

Os usuários participaram de quadrilhas juninas, brincadeiras e dançaram ao som de muito forró com um trio pé de serra. Também houve apresentação de coco de roda, brincadeiras e foram servidas comidas típicas.

Para a agente de Gestão do Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira, Adriana Madeiro, os festejos juninos, assim como as demais festividades que estão no calendário da unidade, fazem parte do atendimento terapêutico dos usuários. “A alegria, o bem-estar e a interação trazidos por esses momentos são fundamentais para a saúde mental dos usuários”, destaca.

Adriana Madeiro, agente de gestão do Capsi, Foto: Ascom SMS

Léa Fortunato é mãe de Lucas Gabriel de 11 anos, que há 4 anos faz tratamento no Capsi. Para ela, esses momentos são muito importantes para o tratamento do filho. “Desde que ele chegou aqui ele se desenvolveu bastante, está mais sociável, consegue interagir mais com os colegas, principalmente durante essas comemorações. Estou muito satisfeita com o atendimento excelente que meu filho recebe aqui”, comemora.

Léa Fortunato, mãe de Lucas Gabriel, paciente do Capsi. Foto: Ascom SMS

No último dia 18, os usuários do grupo de autistas atendidos pelo Capsi também participaram de uma festa junina com os profissionais e familiares, contando com momentos de socialização e descontração, o que favorece a reinserção desses pacientes no meio social.

São João dos pacientes autistas. Foto: Equipe – Capsi

O Capsi

O Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (Capsi) Dr. Luiz da Rocha Cerqueira é um espaço onde é disponibilizado o serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, destinado ao atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos, que apresentam algum transtorno mental grave, como psicoses, neuroses, autismo, esquizofrenia ou mesmo depressão.

Os Centros de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil têm como principal objetivo substituir a hospitalização e os métodos tradicionais de tratamento daqueles que apresentam transtornos mentais. A demanda espontânea é uma das características desse modelo. Os usuários não são obrigados a fazer o tratamento, desse modo é necessário que seja construída uma relação de confiança entre usuários e profissionais, a fim de que ele ocorra de modo mais satisfatório. Atualmente, cerca de 600 crianças estão em tratamento no Capsi, participando tanto dos tratamentos médicos quanto das atividades terapêuticas, onde são desenvolvidas atividades como pintura, colagem, modelagem e jogos com material psicopedagógico que ajudam a desenvolver a capacidade de aprendizado.