Geral

Campanha de vacinação contra gripe segue destinada a grupos prioritários

04/06/2019
Campanha de vacinação contra gripe segue destinada a grupos prioritários

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu, nesta segunda-feira (3), uma nota informativa à população arapiraquense, baseada nas orientações publicadas pelo Ministério da Saúde, que trata da “Expansão da Campanha de Influenza para todas as faixas etárias a depender do estoque existente”, e a da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que firma posição quanto “à continuidade da Campanha para os grupos prioritários, tendo em vista alcançar a cobertura preconizada para esses segmentos avaliados como mais vulneráveis”.

De acordo com Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde, o não recebimento de doses extras para expansão da Campanha para todas as faixas etárias, impossibilita o Município cumprir essa indicação do Ministério da Saúde. E concordar com a recomendação da SESAU/COSEMS de dar “continuidade da Campanha para os grupos prioritários”.

Para a realização da imunização para toda a população pressupõe o recebimento de mais vacinas, o que ainda não foi sinalizado pela esfera federal. O município de Arapiraca aguarda a sinalização dos níveis federal e estadual quanto ao recebimento de doses extras. “A partir do abastecimento de novas doses, informaremos a população para que possa procurar as unidades de saúde para o recebimento da vacina”, ressaltou a superintende.

Confira a Nota Informativa na íntegra:

NOTA INFORMATIVA Nº 01/2019 – SMS ARAPIRACA

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca, tomando por base a Nota Informativa Nº 129/2019 do Ministério da Saúde que trata da “Expansão da Campanha de Influenza para todas as faixas etárias a depender do estoque existente”, e a Nota Conjunta SESAU/COSEMS Nº 01/2019, que firma posição quanto “à continuidade da Campanha para os grupos prioritários, tendo em vista alcançar a cobertura preconizada para esses segmentos avaliados como mais vulneráveis”, vem informar a população arapiraquense que:

1 – O município de Arapiraca tem como meta vacinar 57.283 pessoas incluídas nos grupos prioritários, devendo alcançar no mínimo 90% de doses aplicadas. Até a última quarta-feira, dia 29/05, quando foi feito o consolidado parcial da Campanha, o município tinha realizado 51.958 doses de vacina, alcançando 90,70% da meta proposta.

2 – Apesar de ter cumprido a meta geral indicada pelo Ministério da Saúde, o grupo prioritário de crianças de 06(seis) meses a menores de 6 anos, com 20.024 crianças, conseguiu cumprir apenas a vacinação de 15.512, o que corresponde a 77,4%, o que indica a necessidade de promover busca ativa para vacinação desse grupo prioritário, mesmo após o encerramento oficial da Campanha.

3 – Considerando o número de crianças a serem vacinadas, o número de perdas de doses previstas no processo de administração da vacina, e o não recebimento de doses extras para expansão da Campanha para todas as faixas etárias, o município não dispõe de doses para cumprir essa indicação do Ministério da Saúde, e sim concordar com a recomendação da SESAU/COSEMS de dar “continuidade da Campanha para os grupos prioritários”.

4 – Assim, “a vacinação para toda a população pressupõe o recebimento de mais vacinas, o que não foi sinalizado pela esfera federal. O município de Arapiraca aguarda a sinalização dos níveis federal e estadual quanto ao recebimento de doses extras e se compromete a divulgar para toda a população para que possa procurar as unidades de saúde para o recebimento da vacina.

Arapiraca, 03 de junho de 2019.

Aglaí Tojal da Silva Varjão – Superintendente de Vigilância em Saúde
Glifson Magalhães dos Santos – Secretário Municipal de Saúde