Artigos

Caminhando e vivendo II

01/06/2019
Caminhando e vivendo  II

Fiz uma visita prazerosa no Consultório do Dr. Milton Hênio no dia 21.5.19.Lá, estava cercado de suas crianças a fim de receberem suas sábias orientações médicas.E, por isso, deixei-o muito contente com a minha presença. Ele o discípulo de Hipócritas irradia saúde para a meninada que atende há várias décadas com amor e, principalmente, sabedoria do Papa da Pediatria.

Membro da Associação Médica Brasileira; da Associação Médica de Alagoas; da Sociedade Brasileira de Pediatria; da Sociedade Pediátrica de Alagoas; da Academia Americana de Pediatria; da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores; da Associação  Alagoana de Imprensa (AAI); da Academia Alagoana de Letras; e de outros sodalícios espalhados no território brasileiro.

Naquela oportunidade, recebi das mãos de sua querida filha Ferrnanda, seu novel livro intitulado Caminhando e Vivendo II onde estão inseridos seus textos no semanário Gazeta de Alagoas, a saber: 55 Anos de Medicina; A arte de envelhecer; A família bem estruturada; Academia Alagoana de Letras; Conduza seu carro com paciência; Coragem na caminhada da Vida; Criança precisa de afeto; Democracia e liberdade; Divagações sobre o viver; Educar filhos em tempos modernos; Emancipação Política de Alagoas; Entre o bem e o mal; Juventude em perigo; Mais um ano em nossas vidas; Mensagem para o idoso; Minha homenagem, Nas raízes da ética; Nossa República; O bom humor evita doenças; O brasileiro fanático por futebol; O sorriso  e a vida; O tempo passa rápido; Os desafios da humanidade; Pedras no caminho nos dias atuais; Procure a felicidade; Qual a idade que você tem?; Recado para os pais; Reflexos de uma infância infeliz; Saiba se cuidar e viva melhor; Santo Antônio e os namorados; São João chegou trazendo alegria; Sentir-se feliz como médico; Setembro chegou trazendo a primavera; Trabalho e vida e outras crônicas memoráveis.

Por outro lado, nas suas andanças por outras unidades federativas distribuiu  seu poema Canção: Minha Terra. Imitou Gonçalves Dias exaltando a nossa querida Alagoas que ser tornou o “ Paraíso das Águas”. E, sendo assim, reproduzo sua imaginação fértil em prol deste pedaço de Brasil abençoado por Deus:

“ Alagoas é um paraíso encantado/ Que sendo feita de flores/ Foi por Deus abençoado/ Aqui a fartura mora/ Temos água a todo lado/ E verdura por toda hora/ Temos carapeba e bagre/ Coco, tomate e limão/ Carne de boi, porco e bode,/ Galinha gorda e capão/ E depois de tudo comprado/ Ainda sobre um real/ Prá gente comprar de sabão;/ É por isso, meus amigos/ Que  eu falo bem de Alagoas/ Eu acho linda Maceió/ O vai e vem das canoas/ Aqui a gente brinca, a gente dança/ Temos reisado e chegança/ E muitas coisas boas/ Venha conhecer Maceió, meu amigo/ Nem que seja um dia só/ E nossa cidade ficará com muita emoção/ Bem guarda em sua memória/ E no meu coração”.

Dir-se-ia que doutor Milton Hênio é o Cervantes de Alagoas,Canta sua terra, sua gente, seu povo e, principalmente, sua cultura. Reverencia os poetas Jorge de Lima/ Lêdo Ivo; os escritores Graciliano Ramos/ Paulo de Castro Silveira/ Guedes de Miranda/ Anilda Leão/; médicos José Maria de Melo, ex-presidente da Academia Alagoana de Letras, José Pimentel; teatrólogo Braúlio Leite. Enfim, homem culto que respira o ar refinado que alimenta as crianças das Alagoas querida. Simples, educado, erudito que espalha cultura por todos os lados. Papa da Pediatria que cura as mazelas das crianças que abrilhantam o torrão do ex-governador Geraldo Bulhões que deixou marcas indeléveis que a poeira do tempo não conseguirá apagar. Almejo de que da sua excelsa sabedoria brotem outros livros para abrilhantarem as bibliotecas caetés. Organização: Francis Lawrence.