Geral

Arapiraca apresenta notificações sobre a gripe H1N1 e orienta sobre prevenção

08/06/2019
Arapiraca apresenta notificações sobre a gripe H1N1 e orienta sobre prevenção

Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou, nesta quinta-feira (6), uma Nota Informativa sobre Influenza e a ocorrência de casos já confirmados no Município.

A partir de relatório apresentado pela superintendência Municipal de Vigilância em Saúde, há registro da ocorrência de 2 casos confirmados de Influenza tipo A (H1N1), sendo um no mês de abril, onde a paciente encontra-se hospitalizada, e um no mês de maio, com registro de óbito.

Ainda segundo o relatório, pelo fato de não ter sido registrado deslocamentos dos pacientes para outras cidades/estados onde há registro de casos, existe a probabilidade de circulação do vírus no município de Arapiraca.

Por isso, o secretário Municipal de Saúde (SMS), Glifson Magalhães chama a atenção dos profissionais de saúde e da população em geral para a vigilância dos sinais e sintomas causados pela doença.

“A Secretaria se coloca à disposição dos profissionais de saúde e a população em geral para esclarecimentos que se fizerem necessários sobre questões relacionadas à Influenza”, afirmou o secretário.

Dados da Influenza em Alagoas

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) também divulgou uma nota, publicada nesta quinta-feira (6), sobre a Influenza em Alagoas. Com informações de dados disponíveis entre a 1ª e a 22ª Semana Epidemiológica (SE), que corresponde no ano calendário ao período de 30/12/2018 até 01/06/2019.

As informações apresentadas na nota inclui a vigilância sentinela de síndrome gripal (SG) e a vigilância da síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que é um evento de notificação compulsória imediata.

Os resultados do monitoramento registram 19 amostras positivas para a SG, com identificação dos vírus influenza A (H1N1) em 7 amostras; influenza A (H3N2) em 6 amostras; e influenza B: 6 amostras.

Com relação à SRAG, os resultados da vigilância referem-se a 77 amostras positivas para a Síndrome, com registro de 7 óbitos:
a) Identificação do vírus influenza A (H1N1) – pandêmico 2009 (pdm 09) em 49 pacientes e em 5 óbitos;
b) Identificação do vírus influenza A (H3N2) em 21 casos;
c) Identificação do vírus respiratório Metapneumo e o Sincicial Respiratório em 2 óbitos.

Sinais e medidas preventivas

1 – A gripe, ou influenza sazonal, inicia-se em geral com febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse.
2 – A febre é o sintoma mais importante e dura em torno de três dias. Os sintomas respiratórios como a tosse e outros, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e mantêm-se em geral de três a cinco dias após o desaparecimento da febre.
3 – Alguns casos apresentam complicações graves, como pneumonia, necessitando de internação hospitalar. Devido aos sintomas em comum, pode ser confundida com outras viroses respiratórias causadoras de resfriado.
4 – Os grupos prioritários que merecem maior atenção são idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, pois possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza.
5 – Recomenda-se a adoção das seguintes medidas preventivas:
• Cobrir o nariz e a boca com lenço, ao tossir ou espirrar, e descartar o lenço no lixo após uso.
• Lavar as mãos com água e sabão após tossir ou espirrar.
• No caso de não haver disponibilidade de água e sabão, usar álcool gel.
•Evitar tocar olhos, nariz ou boca.
6 – No aparecimento dos sinais e sintomas, procurar atendimento médico para avaliação e diagnóstico.
7 – A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca coloca-se à disposição para os esclarecimentos que se fizerem necessários.