Alagoas

Ângela Garrote manifesta apoio à greve dos jornalistas e defende valorização dos profissionais

25/06/2019
Ângela Garrote manifesta apoio à greve dos jornalistas e defende valorização dos profissionais

Deputada Ângela Garrote

Em discurso durante a plenária desta terça-feira, 25, a deputada Ângela Garrote (PP) declarou apoio ao movimento grevista dos jornalistas que lutam contra a redução salarial, em 40%, do piso salarial da categoria. A paralisação teve início nas primeiras horas de hoje e já alcança 90% dos profissionais. “As empresas querem desqualificar a profissão de jornalista em Alagoas”, asseverou a parlamentar, se colocando em defesa da classe. Ela apelou que as negociações avancem e resultem em êxito, tanto para classe trabalhadora quando para as empresas de comunicação.

No pronunciamento, Ângela Garrote fez um breve histórico da luta do Sindicato dos Jornalistas (Sindjornal), que antes da paralisação tentaram, de todas as formas, chegar a um acordo com o patronato, no entanto as negociações com os empresários não resultaram em nenhuma proposta que contemplasse a categoria. As empresas justificam o corte nos salários dos jornalistas alegando redução de receitas devido a crise que se instalou no País e, consequentemente, no Estado. “É inaceitável que seja apresentada uma proposta de redução de piso salarial, que desvaloriza os trabalhadores, que levam diariamente a verdade dos fatos e as informações à sociedade, em contraposição as atuais notícias falsas que tem provocado tanta desinformação e ódio na sociedade”, critica Ângela Garrote.

Durante a fala, a deputada ressaltou a importância do profissional de comunicação na construção da democracia e principalmente sobre a qualidade da informação levada à sociedade. E para isso ela destacou o papel fundamental do jornalista na apuração dos fatos de forma ética e responsável. “E garantir à sociedade informações confiáveis e alicerçadas na verdade”, prosseguiu Ângela Garrote. “Pois não há democracia sem imprensa independente, sem liberdade de cobertura jornalística, e não há democracia sem jornalistas”, reforçou a parlamentar, observando que, mais do que nunca, os profissionais da comunicação merecem trabalhar com dignidade e ter seus direitos plenamente preservados. “Pois o piso dos jornalistas foi uma conquista da categoria, adquirida depois de muitas lutas pela valorização da profissão em Alagoas”, resumiu a deputada, se colocando à disposição para lutar junto com a categoria.