Geral

Alfredo Gaspar recebe presidência da OAB e discute pautas em comum entre as duas instituições

05/06/2019
Alfredo Gaspar recebe presidência da OAB e discute pautas em comum entre as duas instituições

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Nivaldo Barbosa Júnior.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, recebeu, nesta terça-feira (4), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL), Nivaldo Barbosa Júnior, e o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem, Napoleão. No encontro, eles discutiram pautas comuns às duas instituições e, nas tratativas, ficou acordado que tanto Ministério Público quanto a OAB vão atuar de forma parceira naquelas causas de interesse público e coletivo.

A visita de cortesia à chefia do MP/AL aconteceu no prédio sede do Ministério Público, na tarde de hoje, e foi uma solicitação da nova diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil. “O MP e a OAB têm muitas pautas em comum, especialmente em defesa da cidadania. E esse encontro com o presidente e os membros da Comissão de Segurança Pública da Ordem serviram para discutir alguns desses temas. Foi um grande prazer tê-los recebido em nossa casa e, claro, continuaremos tratando a respeito desses mesmos assuntos que são de interesse da coletiva alagoana”, afirmou Alfredo Gaspar de Mendonça Neto.

“Pautas convergentes”

“As pautas do Ministério Público e da OAB são muito mais convergentes do que divergentes. Então, tivemos assuntos bem significativos sendo discutidos nessa reunião, como a atuação diante de causas que envolvem a improbidade administrativa, a violência e combate à corrupção. Pudemos conversar sobre tudo aquilo que pode ser feito em defesa da sociedade”, declarou Nivaldo Barbosa Júnior, presidente do Colegiado.

Também presente ao encontro, o presidente da Comissão de Segurança Pública da Ordem, Napoleão Júnior, destacou que a referida comissão quer ser parceira do Ministério Público no combate à criminalidade. “Ela tem atribuições importantes, especialmente diante desse cenário em que o Brasil se encontra hoje de violência. Demonstramos como se dá a atuação dos advogados nesse sentido e queremos aproximá-los das forças da segurança pública em Alagoas e das instituições que fazem parte da composição dos processos, como é o caso do Ministério Público”, disse ele.

Também estiveram presentes outros membros da OAB, assim como promotores de justiça que integram o Gaeco, Antônio Luiz dos Santos, Carlos Davi Lopes e Hamílton Carneiro, o diretor-geral do MPE/AL, Carlos Eduardo Cabral, e o chefe da Assessoria Militar do Ministério Público, tenente Fausto.