Geral

Tecnologia que transforma madeira em energia será apresentada em Maceió

31/05/2019
Tecnologia que transforma madeira em energia será apresentada em Maceió

A tecnologia de gaseificação da madeira para uso na geração de energia será apresentada em Maceió, durante o 1° ETA Ambiental Mercantil Internacional 2019 – Encontro Tecnológico Ambiental de Alagoas –, que acontece nos dias 13 e 14 de junho próximos, na Casa da Indústria Napoleão Barbosa.

A realização da Ambiental Mercantil Eventos tem o apoio da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea). A tecnologia inovadora foi desenvolvida na Alemanha, pela empresa Spanner RE2, líder mundial na fabricação de plantas de co-geração que transformam madeira em eletricidade.

“A gaseificação da madeira traz muitas questões técnicas e essa é uma oportunidade de esclarecer estas questões sobre a tecnologia e mostrar cases de sucesso”, ressaltou o executivo da empresa, Aubert Thibaut.

Segundo ele, a tecnologia utilizada é a gaseificação da biomassa da madeira. “Neste processo, temos o ‘reformador’, que é onde ocorre o processo de gaseificação da madeira. O reformador é uma parte do equipamento que gera a energia, e é uma tecnologia exclusiva e patenteada pela Spanner RE2”.

O reformador, acrescenta, envolve vários passos do processo e, ao final, traz o puro gás da madeira, tratado e limpo. “Esse gás é encaminhado por uma tubulação até o motor, que produz a energia”, afirma.

As inscrições para o 1° ETA Ambiental Mercantil Internacional 2019 estão abertas e podem ser feitas no site da Federação das Indústrias – www.fiea.com.br. Basta clicar no banner e preencher o formulário.