Alagoas

Sessão especial abre debate sobre o Canal do Sertão nesta segunda

06/05/2019
Sessão especial abre debate sobre o Canal do Sertão nesta segunda

Deputado estadual Inácio Loiola

O deputado estadual Inácio Loiola (PDT) convida os alagoanos, em particular, prefeito e a população do sertão, para a audiência pública a ser realizada na próxima segunda-feira, 06, às 9h, no plenário da Assembleia Legislativa do Estado, para a discussão sobre a atual situação do Canal do Sertão e sua respectiva funcionalidade para os municípios. A iniciativa, de autoria do parlamentar, busca promover o diálogo e a construção de projetos concretos para o uso racional e sustentável das águas do Canal do Sertão.

Inácio Loiola considera fundamental o debate envolvendo os poderes públicos em nível estadual e municipal, as ONG’s, as instituições dos produtores e trabalhadores rurais e os moradores da região que deverão ser beneficiados pelas águas do Canal do Sertão. É uma obra aguardada há bastante tempo pelos sertanejos e pela população do agreste, porque distribuirá água pelos vários municípios sertanejos até a capital do agreste, a cidade de Arapiraca.

Ele ainda acredita que a audiência pública possa ser um instrumento de impulso à realização de obras complementares ao uso das águas. “É preciso dar utilidade a água do canal a partir de projetos de irrigação para o cultivo de hortifrutigranjeiros e para o consumo de animais e de moradores”.

O que não pode continuar a ocorrer, adverte o deputado estadual, é o desperdício de água no canal a céu aberto provocado pela evaporação, e o uso sem nenhum controle de carro-pipa.

O Governo do Estado precisa apresentar projetos consolidados de irrigação e do aproveitamento da água, porque estaria ajudando a economia da região com a produção e a geração de emprego e renda. “Quem sabe se não poderíamos transformar o sertão alagoano em uma promissora Califórnia produzindo frutas e verduras com a participação dos pequenos agricultores”, declara, acrescentando, “é preciso fazer algo”. O Parlamento Alagoano está procurando colaborar com a proposição de ideias e projetos.