Variedades

Série expõe racismo no caso ‘Central Park Five’

31/05/2019

Há 30 anos, em abril de 1989, um caso polêmico mobilizou os EUA. Uma mulher que praticava corrida à noite foi espancada e estuprada no Central Park, em Nova York. Na mesma noite, um grupo de jovens negros circulava pelo parque. Alguns deles, porém, arrumaram confusão e a polícia foi acionada. No parque, os policiais saíram violentamente à caça dos meninos, que foram levados à delegacia.

Quando chegou a notícia de que uma mulher branca havia sofrido estupro, as acusações recaíram sobre cinco rapazes do Harlem: Antron McCray, Kevin Richardson, Yusef Salaam, Raymond Santana e Korey Wise. Os jovens foram obrigados a confessar um crime que não cometeram e foram condenados injustamente. Um caso típico de racismo, manipulação policial e erro da Justiça.

Os cinco foram absolvidos em 2002 e receberam indenização da cidade de Nova York em 2014. A confissão de um estuprador em série e exames de DNA contribuíram para esse desfecho. A história dos cinco garotos negros ao longo desses 25 anos, do julgamento à indenização, é retratada na série dramática Olhos Que Condenam (When They See Us), da diretora Ava DuVernay, que estreia nesta sexta, 31, na Netflix.

No primeiro episódio, Ava reserva os minutos iniciais para o espectador conhecer os cinco adolescentes, todos estudantes, que vivem com suas famílias e que levam uma vida normal. O destino deles, entretanto, é traçado quando, seduzidos pela ideia de diversão, se juntam a um grupo que anda pelo bairro rumo ao Central Park. Nunca imaginariam o que aconteceria na vida deles a partir dali.

Tudo começa com um erro de avaliação da promotora Linda Fairstein (Felicity Huffman), que, na ânsia de solucionar o caso rapidamente e dar respostas à opinião pública, induz toda a equipe a embarcar na sua tese de que os cinco adolescentes são os culpados. E, para isso, inicia-se um jogo sujo de manipulação, violência, chantagem e ameaças a meninos menores de idade, de famílias pobres, e humilhados e subjugados por serem negros. No restante do primeiro episódio, a diretora mostra a ida dos meninos ao inferno, numa sequência de cenas angustiantes e claustrofóbicas. Com 4 episódios, Olhos Que Condenam tem produção executiva de Oprah Winfrey e Robert De Niro. Também fazem parte do elenco nomes como Michael K. Williams, Vera Farmiga e John Leguizamo.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Autor: Adriana Del Ré
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.