Artigos

A Reforma e o Pinto do Padre

31/05/2019
A Reforma e o Pinto do Padre

Diante dos obstáculos que se interpõem no caminho da Reforma da Previdência, assunto que consome a maior parte da Mídia, bem como a Mensagem que recebi, com pedidos de publicação pelos 15 leitores,  na minha coluna nesta respeitável Tribuna do Sertão e, inclusive pela pertinência do Tema principal aqui abordado, resolvi narrar o fato e dar-lhe a devida conotação, confrontando-se os episódios . Vamos ao fato:

Um Padre de Paróquia modesta, criava um Pinto de estimação a quem denominou de Valente. Num descuido natural, a Ave pequenina desapareceu para tristeza do Sacerdote. Na tradicional Missa de um Domingo, o Padre perguntou ingenuamente se alguém da platéia tem Pinto. Todos os Homens se levantaram em sinal de afirmação. Não é bem isso, acrescentou o Religioso: quero saber se alguém aqui viu um Pinto que não lhe pertence. Metade das Mulheres se levantou (este vocábulo levantou está no singular, para se ajustar à palavra metade). Não é isso, insiste o Pároco. Talvez possa formular uma indagação melhor compreensível: Alguem viu o Pinto do Padre? Rodas as  Mulheres se levantaram.

O Sacerdote, aquela altura já constrangido, arrematou: esqueçam o que falei e vamos continuar a Missa!.. Moral da história: Uma comunicação deficiente ou mal formulada, gera uma confusão deste tipo!, Pergunto: Alguem viu a Reforma da Previdência? Não houve comunicação clara e com provas irrefutáveis. Quem souber detalhes correto e sem partidarismo, me comunique. Trata-se de uma Proposta  oriunda da Presidência da República que já vinha tramitando há tempo, reproduzida agora com algumas alterações, mas elaborada de cima para baixo, sem a participação popular, sem um debate amplo para todos os níveis de atividade do País, com as devidas explicações oficiais, mostrando com números confiáveis e não embasada em certas opiniões e algumas pesquisas (quem sabe encomendadas!..), expondo  a situação da Previdência e as consequências danosas de sua reprovação. Não seria momento de se plantar valores economizados ,( 1 Trilhão, por exemplo), porque qualquer equivoco neste sentido, ao meu sentir, poderia ser um desastre futuro irremediável.

Vejo momento, pois, para se recordar a decisão do ex-Presidente Temer, editando Medida Provisória, aprovada pelo Congresso, autorizando a União sacar 30% de toda Receita da Previdência, transferindo diretamente para a Conta do Serviço da Dívida Interna. Isto é,  para os Bancos. Frente a este absurdo procedimento, tem-se o Déficit de R$ 180 bilhões !…Demais disso, algum tempo atrás noticiou-se que a Previdência mantém inúmeros imóveis desativados e sempre nenhuma serventia , e sempre foi alvo  de investidas de Governos, usando parcelas de seus recursos para pagamentos de dívidas,muitas produzidas desnecessariamente e para satisfazer o Ego e as Benesses Oficiais ede Bancos, a exemplo da que acima menciono. Como se entender que uma Entidade  que arrecada bilhões dos que sofrem descontos mensais, há anos, afora outras fontes de receita, haja chegado a este estado de insolvência ? Seria a hipótese de se proceder a uma rigorosa AUDITORIA, onde os pontos controversos e os excessos divulgados, mereceriam,de pronto, a necessária correção.Tem-se falado repetidamente,   que as Dívidas Externa e Interna do Brasil,são impagáveis. Quem as construiu irresponsavelmente, que as pague e não o sofrido povo brasileiro!