Geral

Prefeito e secretária de Saúde participam de comemoração dos 10 anos do Samu em Palmeira

03/05/2019
Prefeito e secretária de Saúde participam de comemoração dos 10 anos do Samu em Palmeira

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), base descentralizada de Palmeira dos Índios, comemorou 10 anos da implantação do programa no município, que tem como finalidade prestar socorro à população em caso de emergência. A data de implantação é de 28 de abril de 2009, mas a comemoração foi nesta sexta (3). Alagoas possui duas centrais: uma em Maceió e outra em Arapiraca, que atende a II Macrorregião, onde Palmeira dos Índios está incluída. A base de Palmeira dos Índios funciona no prédio da antiga Dipal e conta com uma equipe de 16 profissionais, atualmente sob a coordenação da enfermeira Maria Amélia da Silva.

A comemoração aos 10 Anos aconteceu pela manhã, na base do SAMU. A equipe recebeu uma benção realizada pelo Padre Lázaro e placas de agradecimento aos serviços prestados ao município. Houve descerramento de placa comemorativa e um belo coffee break aos convidados e familiares presentes.

A secretária municipal de Saúde Ligia Angélica parabenizou a todos e lembrou o quanto é difícil fazer Saúde Pública. “Fazer saúde pública é muito difícil, é árduo. Mas com dedicação a gente consegue. Hoje é um dia importante para todos nós aqui. Essa equipe faz acontecer nas horas mais críticas, e só temos profissionais qualificados. Parabéns a todos que fazem o Samu Palmeira”, ressaltou Ligia.

Para o prefeito Júlio Cezar, o Samu faz um trabalho humanizado de saúde, essencial para a população, e os 10 anos de serviços prestados à população palmeirense merecem ser comemorados. “São 10 anos do Samu e muita gente, que hoje está aqui, já precisou desses serviços, onde os profissionais atendem com muita dedicação. E para melhorar esses serviços, precisamos de uma Unidade de Suporte Avançado (USA), para dar suporte ao Samu. Vamos reivindicar junto ao Governo do Estado, pois isso, sem dúvidas, fortalecerá o pré-hospitalar de assistência e vai salvar muitas vidas”, afirmou o prefeito.

E continuou. “Pedimos aos condutores do Samu que também cuidem da vida dos que estão nas ambulâncias, tanto dos doentes quanto dos profissionais, pois sabemos que é necessário a pressa para socorrer e levar o paciente para receber atendimento, mas tudo deve ser feito com muito cuidado. Que Deus abençoe o trabalho de cada um nessa missão. Parabéns aos profissionais do Samu pelos dez anos de serviço. A Saúde é a área mais exigida pela população e estamos aqui para fazer o que for possível para melhorar a qualidade dos serviços prestados na área”, disse o prefeito Júlio.

Estiveram presentes à comemoração,  o prefeito Júlio Cezar, a secretária municipal de Saúde Lígia Angélica, o coordenador do SAMU Arapiraca Diego Santos Albuquerque, a coordenadora de Enfermagem Jaqueline Maria Barros, a coordenadora do SAMU Palmeira Maria Amélia da Silva, secretários municipais, vereadores, técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, familiares e amigos dos condutores e socorristas.