Alagoas

Portal do Estado é referência no acesso a informações e dados socioeconômicos sobre Alagoas

14/05/2019
Portal do Estado é referência no acesso a informações e dados socioeconômicos sobre Alagoas

Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), o portal Alagoas em Dados (dados.al.gov.br) é referência quando se fala em acesso a informações sobre o estado. Ao disponibilizar diversos dados socioeconômicos locais, a plataforma vem colaborando para a produção do conhecimento e enriquecendo a base de dados científicos de Alagoas. 

No portal, é possível ter acesso a informações municipais, geoespaciais, anuários estatísticos, mapas, notas técnicas e demais publicações relacionadas à dinâmica social e econômica alagoana. Além disso, para facilitar a pesquisa, o site permite a busca por temáticas como demografia, educação, caracterização territorial, cultura e esporte, cidadania e direitos humanos, entre outras. 

“A ferramenta cumpre papel indispensável para quem quer entender mais a fundo o comportamento socioeconômico do nosso estado. É um banco de dados confiável, reutilizável, de amplo acesso e que reforça o nosso compromisso com a transparência na administração pública”, explica o superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Seplag, Thiago Ávila. 

De acordo com Ávila, além de reunir os resultados de pesquisas da própria secretaria, a plataforma também é atualizada com dados de instituições de alta credibilidade como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o que garante ainda mais assertividade e amplitude nas informações. 

“Por conta disso, o portal tem possibilitado, inclusive, uma maior aproximação entre Estado e academia, já que é um canal seguro de pesquisa para diversos professores e estudantes universitários. É importante ressaltar que todo esse conhecimento acaba retornando para a sociedade em forma de propostas ou soluções que podem transformar a nossa realidade para melhor”, afirma Thiago. 

Dessa integração, a alagoana Natallya Levino sabe bem. Ela conta que, quando estudava economia, tinha problemas para consolidar dados e para procurar informações em fontes diversas, o que mudou depois da criação do portal. “Quando o portal foi desenvolvido, a gente da área sempre procurava as informações nele para facilitar nossas pesquisas. Hoje, eu sou professora do curso de Administração da Ufal e, além de o utilizarmos nas nossas disciplinas e artigos como um todo, ele já está fazendo parte do processo de construção do nosso projeto pedagógico de curso”, explica a professora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Segundo Natallya, o Alagoas em Dados já virou rotina na sala de aula. Ela afirma que a plataforma tem colaborado tanto para a pesquisa científica como para o acesso à informação por parte da sociedade como um todo. “O portal é uma fonte segura de informações, com uma diversidade grande de dados, de fácil e prática visualização. Além disso, o layout dele é amigável, o que auxilia na pesquisa. Acredito que ele tem um papel bastante relevante no estado, pois facilita muito o acesso à informação e, principalmente, a disseminação do conhecimento”, afirma a professora.