Política

Porta-voz: convocação permite que ministro da Educação explique temas importantes

14/05/2019

O porta-voz da Presidência da República, Otávio Rêgo Barros, minimizou na noite desta terça-feira, 14, a derrota que o governo sofreu na Câmara no fim da tarde com a aprovação de um requerimento para convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub, após uma articulação bem-sucedida da oposição e do Centrão.

O ministro terá que ir ao Congresso já nesta quarta-feira, 15, para explicar os cortes nos orçamentos das universidades federais. “O governo entende com naturalidade fatos que ocorrem no Congresso e a convocação do ministro da Educação permite que ele explique mais uma vez temas que são de importância para a sua área”, afirmou.

Além da derrota, Bolsonaro também teve que resolver outro tema espinhoso nesta terça. Ele recebeu deputados da bancada evangélica e lideranças religiosas em seu gabinete para tratar da recente polêmica sobre uma possível taxação das igrejas. O secretário da Receita Federal, Marcos Cintra, se reuniu com o presidente previamente e participou do encontro com os parlamentares.

No fim do mês passado, Cintra chegou a declarar em uma entrevista que um novo tributo federal poderia ser cobrado de igrejas evangélicas. A possibilidade alvoroçou a bancada evangélica, que se posicionou contra a iniciativa.

Ruídos

Rêgo Barros negou que haja problemas entre o presidente e o ministro da Secretaria de Governo, Santos Cruz. Os dois se reuniram nesta terça. “Bolsonaro recebe naturalmente todos os ministros e hoje recebeu Santos Cruz”, disse. De acordo com ele, as supostas críticas que o ministro teria feito a Bolsonaro são “assunto passado”.

O porta-voz voltou a dizer também que Bolsonaro apoia o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, para uma eventual indicação ao Supremo Tribunal Federal. “O presidente reforça a admiração por Moro e o qualifica para assumir cargo no STF eventualmente”, disse. No fim de semana, o presidente afirmou que havia prometido ao ministro a próxima vaga da Suprema Corte.

Mundo

Ainda de acordo com o porta-voz, Bolsonaro falou por telefone com o presidente da Argentina, Maurício Macri, nesta terça, mas ele afirmou não ter detalhes da conversa. Macri enfrenta uma acirrada campanha eleitoral em seu país e disputa a reeleição com a ex-presidente Cristina Kirchner.

Rêgo Barros também informou que Bolsonaro fará uma visita de cortesia ao ex-presidente americano George W. Bush durante a sua viagem aos Estados Unidos nesta semana. Em relação aos encontros que chegaram a ser anunciados, mas ainda não foram confirmados com o senador republicano Ted Cruz, com o governador do Texas, Greg Abbott, e com o prefeito de Dallas, Mike Rawlings, o porta-voz disse que eles não estão descartados e podem vir a acontecer nesta semana. A primeira-dama Michelle Bolsonaro não acompanhará o presidente na viagem porque está gripada.

Caminhoneiros

O porta-voz confirmou que o BNDES lançará um programa de empréstimos a caminhoneiros autônomos na próxima semana, com a previsão de empréstimos no valor de até R$ 30 mil. Rêgo Barros disse ainda que os empréstimos serão concedidos por bancos privados parceiros do BNDES.

Autor: Mariana Haubert
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.