Alagoas

Pecuaristas iniciam vacinação contra febre aftosa em Alagoas

04/05/2019
Pecuaristas iniciam vacinação contra febre aftosa em Alagoas

Iniciada na última quarta-feira, 01, a campanha de vacinação contra a febre aftosa – doença viral altamente contagiosa que afeta animais, como bois, búfalos e porcos – promete movimentar pecuaristas em todo Nordeste.

Nesta primeira etapa, bovinos e búfalos de zero a 24 meses deverão receber a dose, que este ano foi reduzida para 2ml, de acordo com determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A campanha segue até 31 de maio.

Os produtores precisam comprar a vacina (com frascos de 10 e 50 doses) e aplica-las em seu rebanho. Um dos locais que oferecem o produto é a Coagro, empresa arapiraquense que possui lojas em Maceió, Recife, além de três cidades de Sergipe, uma da Bahia e uma do Maranhão.

O empresário agropecuarista Ricardo Barreto, proprietário da Coagro, explicou que as doses devem ser aplicadas nos animais independente do tamanho e peso, e que a redução da quantidade da dosagem é um sinal de que em breve a aftosa estará exterminada no Brasil.

“É muito importante que todos os pecuaristas bovinos e bufalinos vacinem seus rebanhos. Caso contrário, pode haver graves prejuízos. Por isso, temos que garantir a imunização de seus animais contra a febre aftosa”, colocou.

“Nas nossas lojas, temos um estoque de vacinas de qualidade e uma equipe preparada para atender todos os pecuaristas, seja de Alagoas ou de outros Estados”, completou Barreto, que também é engenheiro agrônomo.

Ao comprar a vacina os criadores obtêm a nota fiscal e o formulário para comprovar a vacinação, que será utilizado para atualização do cadastro na Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). A expectativa no Estado é que 100% do rebanho seja vacinado.

Os produtores que não cumprirem a obrigatoriedade poderão ser autuados. A não vacinação ou não comprovação implica em multa, definida conforme a quantidade de animais.