quarta-feira, 19 de junho de 2019

Notícias

In:

Nível da atividade de serviços está 12,3% abaixo do pico visto em janeiro de 2014

Com a queda de março, o volume de serviços prestados registrou um nível de atividade 12,3% abaixo do pico da série histórica da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), registrado em janeiro de 2014. Os dados foram divulgados nesta terça-feira, 14, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Maio de 2018, marcado pela greve de caminhoneiros, ainda é o ponto mais baixo da série histórica da PMS, 15,7% abaixo do nível de atividade do pico.

“De lá para cá, o setor de serviços não encontrou uma dinâmica de recuperação clara”, afirmou o gerente da PMS, Rodrigo Lobo.

O pesquisador destacou ainda que a queda de 2,3% no volume de serviços prestados em março ante março de 2018 interrompeu uma sequência de sete meses de alta nessa base de comparação, iniciada em agosto de 2018.

Ainda assim, essa queda foi marcada pelo efeito calendário, já que março deste ano teve dois dias úteis a menos do que em 2018, por causa do carnaval.

Segundo Lobo, se fosse feito o ajuste sazonal nessa base de comparação, o volume de serviços prestados registraria estabilidade ante março de 2018.

Autor: Vinicius Neder
Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.

Compartilhe:

Comente no Facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com