Geral

Hospital orienta população sobre cuidados e tratamento às viroses

31/05/2019
Hospital orienta população sobre cuidados e tratamento às viroses

Médico Ulisses Pereira.

O Hospital Regional, unidade de referência de atendimento para a população de Arapiraca e cidades circunvizinhas, preocupado com a superlotação devido à busca da unidade para tratamento de doenças da época, relacionadas às viroses, orienta o público sobre a necessidade de retorno ao local.

“As pessoas estão apreensivas e acham que devem voltar ao Hospital diante de qualquer alteração do quadro, mas é preciso que elas fiquem atentas às recomendações médicas e aguardem que as medicações façam o efeito. O medo está fazendo com que elas voltem diante de qualquer alteração, e isso não é necessário”, avaliou o diretor médico Ulisses Pereira.

Com o aumento das gripes virais de início da época de inverno e às arboviroses, doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem a dengue, Zika, chikungunya e até febre amarela, a demanda tem crescido bastante, ficando ainda mais grave o fato de que as pessoas estão antecipando o retorno.

“Alguns sinais são preocupantes, e recomendamos a volta, como o caso das hemorragias na gengiva ou nas fezes, febre muito alta e manchas no corpo em excesso. Mas há muitos casos que o tratamento pode e deve ser feito em casa”, avaliou o médico.

Ainda segundo os especialistas do Hospital Regional, toda a recuperação tem tempo de cura e, seguindo a orientação dada pelo médico após a primeira consulta, o paciente pode aguardar em sua residência, desde que, siga as orientações. “Ingestão de líquido, aferição de temperatura e manutenção dos medicamentos prescritos precisam ser seguidos rigorosamente”, considerou Pereira.