Geral

Diteal abre inscrições para o Quinta no Arena nesta segunda (13)

11/05/2019
Diteal abre inscrições para o Quinta no Arena nesta segunda (13)

Os artistas e grupos culturais alagoanos têm mais uma importante oportunidade pela frente para apresentar seus trabalhos. A Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) irá publicar o edital do projeto Quinta no Arena, nesta segunda-feira (13/05), no Diário Oficial do Estado e no site www.diteal.al.gov.br. No documento, constam todas as exigências para que as propostas enviadas sejam habilitadas.

Os interessados têm de 13/05 a 28/06 para inscrever projetos artístico-culturais que irão compor a grade de programação da 15ª edição do Quinta no Arena. As propostas devem ser enviadas para [email protected]. A ficha de inscrição está disponível em www.diteal.al.gov.br.

Este ano, serão selecionados 15 espetáculos para as apresentações no Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro, Centro de Maceió. São aceitos projetos nas categorias artes cênicas (teatro, dança e circo) e música (popular e erudita). Podem se inscrever pessoas jurídicas de natureza artística-cultural que comprovem atuação em Alagoas. São aceitas duas propostas por cada artista ou grupo.

“O edital do Quinta no Arena é mais uma importante ação da Diteal com o objetivo de incentivar, valorizar e dar visibilidade à produção artística-cultural de Alagoas. Convidamos os artistas para que enviem suas propostas”, disse a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Os projetos inscritos passam primeiro pela fase de habilitação com a análise dos documentos. As propostas devidamente habilitadas seguem para avaliação de itens como qualidade da produção, potencial de formação de plateia, histórico do proponente e valorização da arte local. O processo é conduzido pela Comissão de Seleção da Diteal.

O resultado inicial do edital sairá no dia 03 de julho com a lista dos habilitados e inabilitados. Em seguida, é aberto o período de recursos, nos dias 04 e 05 de julho. A avaliação dos recursos é feita nos dias 08 e 09 de julho e enviada a resposta aos proponentes. Após essas etapas, será a vez do resultado final no dia 11 de julho no site www.diteal.al.gov.br.

Este ano, estão previstas 15 apresentações, sempre às quintas-feiras, às 19h30, com ingressos por R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 a meia-entrada para estudantes, idosos e professores. As apresentações serão nos dias 01, 08, 15, 22 e 29 de agosto; 05, 12, 19 e 26 de setembro; 03, 10, 17, 24 e 31 de outubro; e 07 de novembro.

A cada espetáculo, são destinados 10 ingressos para alunos da rede pública de ensino. O representante de escola que tiver interesse deve entrar em contato pelo (82) 98884-6885 ou pelo [email protected] para agendar a ida da turma.

O Teatro de Arena Sérgio Cardoso existe há 46 anos. Com capacidade para 180 pessoas, seu formato é mais intimista, proporcionando contato maior entre o artista e seu público. O principal projeto desenvolvido neste palco é o Quinta no Arena, que vem, ao longo dos anos, reunindo diversas linguagens artísticas e dando espaço para veteranos e iniciantes apresentarem seus trabalhos.

“O projeto Quinta no Arena abre inscrições para sua 15ª edição, dando continuidade a mais uma grande realização da DITEAL, que vem mantendo sua determinação em trabalhar não pontualmente, mas num compromisso contínuo com a produção, promoção e  valorização da arte e cultura local, permitindo a ocupação democrática dos palcos alagoanos, sob sua administração, e persistindo no constante  trabalho de formação de plateias e sua permanência nos teatros, contando com espetáculos diversificados e de qualidade. Acredito que teremos uma bela temporada em 2019, como tem sido nos anos anteriores”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.