Geral

Crianças da Creche Joana Santana Leite participam de ação de combate à dengue

24/05/2019
Crianças da Creche Joana Santana Leite participam de ação de combate à dengue

A garotada do Centro de Educação Infantil Joana Santana Leite, com idade entre  2 e 3 anos, não sabe ler e escrever, mas já aprendeu a lição: o mosquito da dengue pode matar e precisa ser combatido.

A lição aprendida na unidade escolar é transmitida em casa, com a família. E nesta sexta-feira (24) também foi repassada para a comunidade do bairro Primavera, onde está localizado o Centro de Educação.

A direção da creche organizou um momento lúdico, na praça em frente à unidade, onde os pequenos compartilharam  os ensinamentos ensinados pelas professoras, com os vizinhos.

Vestidas com viseiras temáticas, carregando cartazes e plaquinhas, as crianças chamaram a atenção de quem passava em frente ao local. Com as informações na ponta da língua, provaram que são importantes agentes multiplicadores da mensagem de combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Laura Manuelle, 3 anos, é um exemplo. Repetia para quem passasse no local: o mosquito da dengue mata, tem que cuidar. A sua mãe, Janaina Fernanda Gomes, acompanhou a ação e disse que a sua filha é esperta e aprende rápido o que escuta. “O que ela aprende, chega em casa falando.  E chama a atenção da gente, que acha bonito e acaba aprendendo também”.

A professora Maria Madalena da Silva, uma das professoras do grupo de 51 crianças matriculadas no Centro de Educação, explica que toda a  ação foi organizada com a participação dos pequenos. “Essa é a ideia, que nossas crianças compartilhem os conhecimentos aprendidos”, ressaltou.

É desse jeito, com a participação das crianças em ações educativas  voltadas para a comunidade, que as unidades escolares participam da campanha de combate ao Aedes aegypti.