Alagoas

Com mais de 800 audiências agendadas, TRT/AL abre 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

27/05/2019
Com mais de 800 audiências agendadas, TRT/AL abre 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista

O Tribunal Regional do Trabalho da 19ª (TRT/AL) deu início na manhã desta segunda-feira (27.05) a sua participação na 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista. Com mais de 800 audiências agendadas até a próxima sexta-feira (31.01), o Regional espera manter durante a semana os resultados que o fazem um dos campeões nacionais no Índice de Conciliação, com 49,48% dos seus processos solucionados por meio de acordos.

Promovida pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), em parceria com os Tribunais Regionais do Trabalho, a campanha tem o objetivo de proporcionar, por meio de solução amigável, maior celeridade no encerramento de conflitos trabalhistas.

A abertura aconteceu na sede do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Soluções de Disputas (Cejusc), onde deverão ser realizadas cerca de 202 audiências para tentativa de conciliação durante a Semana Nacional. As demais audiências acontecerão em todas as Unidades Trabalhistas do Regional.

Ao saudar as partes presentes, coordenadora do Cejusc,  juíza do Trabalho Ana Cristina Magalhães, fez um histórico dos trabalhos realizados nos últimos cinco anos no Centro, lembrando que foram realizados atendimentos a mais de 30.000 pessoas, em 6.518 audiências que resultaram em cerca de 4 mil acordos. “Trata-se de índice médio de 60% de conciliação, representando a movimentação de cerca de R$ 115 milhões em pagamentos a reclamantes, além de recolhimentos tributários e fiscais”, afirmou.

Ainda de acordo com a juíza, até abril deste ano foram atendidas no Cejusc 1.478 pessoas, realizadas 378 audiências e 247 acordos, obtendo 65% de conciliações. A coordenadora acredita que os dados apurados demonstram que a cultura da paz já foi consolidada. “A paz e a harmonia devem nortear todos os trabalhos”, complementou, lembrando o lema da 5ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista: “Menos conflitos mais soluções – com a conciliação o saldo é sempre positivo”. A juíza Thais Gondim também foi designada para atuar no Cejusc durante a Semana de Conciliação.

O advogado Carlos André Sarmento disse que fazer conciliações é uma prática do grupo que representa. “É frequente a nossa prática de conciliar. Tanto é que temos poucos processos no grupo industrial. Muito menos ainda, em fase de execução. Quando há possibilidade de fazer acordo, logo fecharmos”, afirmou. Carlos André disse ainda achar que o Cejusc é um local agradável, em que todos se sentem mais à vontade. “Há uma diferença no ambiente. Aqui é menos formal. Acho que isso repercute principalmente em relação ao reclamante. Percebe-se que o reclamante fica mais calmo, relaxado”, disse.

A ambientação do Cejusc  para a semana de mutirão foi toda preparada pela equipe de servidores. As quatro salas receberam adesivos com frases de incentivo, além de sinalizações visuais no piso indicando o caminho da conciliação. Na recepção, há exibição de vídeos institucionais e de músicas que pregam a cultura da paz. A ideia foi deixar o local aprazível e harmonioso, para favorecer a concretização de acordos. Os servidores,  que são treinados para atuar como conciliadores, vestiram-se de branco, em alusão ao símbolo da paz.

SERVIÇO – A  Semana Nacional é um período de mutirão, no qual há uma concentração de esforços para a realização de acordos, mas a qualquer tempo as partes podem solicitar inclusão de processos em pauta de audiências no Cejusc.

A solicitação poderá ser feita por mensagem enviada para o e-mail [email protected], pelo telefone 2121-8309 ou pessoalmente na sede do Cejusc, localizado no edifício anexo ao Fórum Pontes de Miranda, Avenida da Paz, nº 2076, Centro, que funciona para o público externo das 7h45 às 14h30.

A partir da Semana Nacional de Conciliação, o Cejusc também estará disponibilizando o telefone (82) 98212 7741 para contato via WhatsApp, tanto para notificações, como para agendamento de audiências de conciliação.

Veja o álbum no FLICKR