Geral

Brasil bate os Estados Unidos e leva o ouro no 4x100m no Mundial de Revezamentos

12/05/2019

O Brasil derrotou o forte time norte-americano e levou a medalha de ouro no 4×100 metros no Mundial de Revezamentos, realizado em Yokohama, no Japão. Os brasileiros Rodrigo Nascimento, Derick Silva, Jorge Vides e Paulo André Oliveira cravaram 38s05, dois centésimos à frente do quarteto dos Estados Unidos, que tem como atleta principal Justin Gatlin, atual campeão mundial dos 100m rasos. Os britânicos anotaram 38s15 e ficaram e completaram o pódio.

O título do Brasil na modalidade foi conquistado neste domingo em um palco conhecido, o Estádio de Yokohama, onde a seleção brasileira de futebol, liderada por Rivaldo e Ronaldo, foi pentacampeã da Copa do Mundo em 2002.

Além de garantir o ouro, que pode ser considerado histórico pois é o primeiro do Brasil em uma competição de nível mundial – o time brasileiro foi prata na Olimpíada de Sydney 2000 e bronze em Atlanta 1996 e Pequim 2008, além de ter subido no pódio em alguns Campeonatos Mundiais -, o quarteto brasileiro alcançou a melhor marca mundial na temporada.

“A gente conseguiu ser campeão mundial e ninguém tira isso da gente”, comemorou Paulo André, atleta mais rápido do Brasil na atualidade e que foi responsável por fechar o revezamento.

OUTROS RESULTADOS – Se não deu no masculino, na disputa feminina do revezamento 4×100 metros, os Estados Unidos triunfaram. As norte-americanas brilharam e ficaram com o ouro ao anotar o tempo de 43s27, apenas dois centésimos à frente das atletas da Jamaica. A Alemanha completou o pódio.

As brasileiras Ana Carolina Azevedo, Lorraine Martins, Franciela Krasucki e Vitória Rosa fizeram 43s75 terminaram na quarta colocação e ficaram perto do bronze no final do revezamento, quando Vitória Rosa pegou o bastão de Franciela em quinto lugar e quase conseguiu ultrapassar a alemã na reta final.

Na prova mista do 4×400 metros, que vai estrear nos Jogos Olímpicos em Tóquio-2020, o Brasil fez o tempo de 3min20s71 e ficou com a sexta colocação. Os Estados Unidos foram campeões da prova, que teve o Canadá no segundo posto e os quenianos em terceiro.

No 4×400 metros masculino, Trinidad e Tobago surpreendeu e foi campeão. Entre as mulheres, mais uma surpresa: a Polônia, que conquistou o título deixando as norte-americanas em segundo lugar. As italianas chegaram em terceiro.

Copyright © 2019 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.